Embaixada do Brasil em Bogotá apresentará estudo de mercado do setor vinícola

Evento virtual e gratuito, organizado por Uvibra-Consevitis-RS, no dia 24 de novembro, permitirá que vinícolas brasileiras conheçam as potencialidades de exportação para a Colômbia

O consumo de vinhos na Colômbia tem apresentado crescimento e prova disso é que apenas de janeiro de 2018 a julho de 2020 foi registrada alta de 78%. A baixa produção de produtos à base da uva faz com que o país vizinho registre significativa presença de produtos importados na lista de comercialização, abrindo caminho ao Brasil para a ampliação de novos negócios.

Dados relevantes sobre o mercado do setor vinícola da Colômbia serão apresentados no dia 24 de novembro, às 10 horas, durante evento virtual e gratuito, para as vinícolas participantes do projeto setorial Wines of Brazil. O webinar é promovido pela Uvibra-Consevitis-RS em parceria com a Embaixada do Brasil em Bogotá. Para mais informações para o acesso ao evento, as vinícolas devem solicitar por e-mail wob@uvibraconsevitis-rs.com.br.

O estudo, realizado pela Araújo Ibarra Consultores e Negócios Internacionais, mostrará que das importações de vinhos e espumantes da Colômbia, em 2019, 99% do valor estava concentrado em alguns países da América do Sul, União Europeia e Estados Unidos.

Durante o evento, os participantes também poderão conhecer os hábitos de consumo diário da população colombiana, consumo per capita, tipos de vinhos preferidos no mercado, produtos com significativo potencial de crescimento do Brasil, países e marcas concorrentes que já exportam, logística, entre outros temas relevantes.

Rafael Conceição, gerente de Promoção para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, destaca que a Colômbia é um dos países-alvo do projeto de promoção do vinho brasileiro chamado Wines of Brazil. “É um mercado desafiador, por conta das suas peculiaridades na entrada de bebidas alcoólicas estrangeiras, mas ao mesmo tempo um mercado de muito potencial pois movimenta U$ 55 milhões em vinhos. Nosso desafio é retomar os bons resultados na exportação de vinhos brasileiros para o país, principalmente do nosso carro-chefe, o espumante, que a cada ano vem conquistando mais premiações internacionais. A colaboração da embaixada, por meio da contratação desses estudos, auxilia não apenas o projeto setorial, mas também as vinícolas brasileiras a entenderem qual a melhor estratégia para atuar no mercado”, pontua.

Sobre a Colômbia

Localizada no noroeste da América do Sul, a Colômbia é o quarto maior país da região, com uma área total de 2.070.408 km², sendo uma extensão territorial de 1.141.749 km² e 928.660 km² de extensão marítima. É dividida em seis regiões geográficas: Caribe, Pacífico, Andina, Amazônica, Orinoquia e Insular, baseada em suas características comuns como relevo, hidrografia, clima, população e costumes.

De acordo com o censo populacional realizado pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane), em 2018, aproximadamente 48 milhões de pessoas vivem na Colômbia, das quais 77,1% residem em capitais municipais, 7,1% em centros povoados e 15,8% em áreas rurais. A capital Bogotá é a cidade mais populosa com 8,1 milhões de pessoas, seguida por Medelín com 2,5 milhões, Cali com 2,4 milhões, Barranquilla com 1,2 milhões e Cartagena com 1 milhão.

No quesito logística, o país conta com quatro portos marítimos principais (Cartagena, Barranquilla e Santa Marta no Atlântico e Buenaventura no Pacífico); no primeiro trimestre de 2020, possuía uma malha viária primária de 23.733 mil quilômetros; estão ativos aproximadamente 1.043 km de ferrovias por onde foram transportadas 35 mil toneladas de cargas e estão em operação 590 aeroportos e campos de pouso.

Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 3,3% em comparação a 2018, totalizando U$ 323.649 milhões.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Consevitis
Foto: Fabiano Sperotto / Divulgação

(RM)

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