Desde que teve início, em agosto do ano passado, programa elevou capacidade profissional de cerca de 280 trabalhadores e de 70 empresas
Mais do que especializar trabalhadores através do Qualifica Bento, o programa do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) tem oportunizado, no primeiro ano de sua implantação, transformações. Por meio da qualificação da mão de obra especializada proposta pelo projeto, pessoas e organizações estão evoluindo em conjunto para mitigar o problema que afeta 86% das empresas do município – motivo da criação do plano, lançado em julho de 2022.
Desde que a primeira turma deu início ao projeto, no final de agosto do ano passado, com o curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), um novo cenário começou a se desenhar para as indústrias da cidade. “As pessoas são as grandes responsáveis pela inovação, e a qualificação profissional ajuda muito nesse processo. Estamos, ao mesmo tempo, contribuindo para que nossas empresas produzam, antes de tudo, com menos rotatividade e, principalmente, com mais competitividade, uma vez que ganham em qualidade e precisão produtiva, além de oxigenar seus processos, o que facilita a ocorrência da inovação”, analisa a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Daquele momento até agora, quase 300 trabalhadores participaram dos nove cursos – veja lista abaixo – oferecidos para atender, principalmente, a demandas da produção de 71 indústrias locais. Do total de participantes, 283 já foram diplomados e outros cerca de 80 estão com cursos em andamento ou já matriculados para próximas turmas. “São números expressivos porque estamos atacando setores críticos das nossas indústrias. Estamos conseguindo modificar esse panorama ao capacitar os trabalhadores com as especificidades exigidas diante dos principais gargalos das linhas de produção das empresas. E já avançando para setores administrativos”, comemora Gladis Stringhini, 1º Vice para Assuntos da Indústria do CIC e uma das coordenadoras do projeto.
Além dos profissionais, diretamente beneficiados pelo acesso a essas oportunidades, também os empresários ganham com o projeto. “Dentre as muitas ideias que a atual gestão do CIC-BG implementou, o Qualifica Bento está entre as mais importantes, porque atende a necessidade das empresas por mão de obra qualificada, e, ao mesmo tempo, oferece incentivos ao trabalhador. Acho esse projeto maravilhoso”, conta a empresária Maria Regina Flores, que já contratou diversos profissionais oriundos das formações do Qualifica Bento.
Parcerias constroem rede sustentável de cursos
Para que as qualificações fossem – e continuem – sendo ofertadas, uma grande rede de parcerias do CIC-BG com entidades, empresas e poder público foi construída. Uma das principais foi estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sede da maior parte dos cursos. Isso ocorre porque o foco inicial do Qualifica Bento foi pensado para contemplar as necessidades das linhas produtivas da indústria, responsável por ofertar 38,4% dos empregos formais do município e setor econômico mais carente de mão de obra especializada em Bento Gonçalves.
De forma integral ou por meio de parcerias com entidades ou com os profissionais, as próprias empresas que investem na qualificação de colaboradores. Com uma rede de apoiadores, o CIC-BG consegue propor os cursos com preços competitivos, o que facilita a adesão das organizações pela busca do desenvolvimento das competências de seus trabalhadores. A entidade, inclusive, oferece desconto de 5% para as empresas filiadas.
O projeto também opera oportunizando acesso a cursos promovidos por outras instituições. Em julho, o Qualifica Bento concedeu 20 ingressos para que profissionais da área comercial de empresas participassem do treinamento em vendas complexas da Fundação Proamb – outro avanço do projeto para além dos setores produtivos. Além disso, outros 10 profissionais tiveram acesso gratuito ao workshop Empreenda-se, realizado em abril.
Além do Senai, o Senac e a UCS Bento são parceiros do programa na oferta de cursos. O Qualifica Bento ainda conta com o apoio de Ascon, Sindmóveis, Movergs, Simmme, Simplavi, Affemaq, Sine/FGTAS e Prefeitura de Bento Gonçalves. É com essa rede de sustentação que o Qualifica Bento vai ingressar, aos poucos, com treinamentos direcionados a outros segmentos econômicos de Bento Gonçalves. Os setores de comércio, serviços e construção civil já estão recebendo algumas iniciativas que acabam sendo úteis a todas as atividades, como foi o caso do curso de Liderança.
Outros cursos específicos também já estão sendo oferecidos. A área de serviços já foi contemplada com cursos de garçom, enquanto a construção civil deve ganhar, em breve, oportunidade para qualificar pintores – leia mais abaixo. “Havia essa necessidade primeira de atender o gargalo nas indústrias. Com a consolidação do projeto, há uma facilidade para ampliarmos seu alcance, chegando a outras áreas econômicas. É nisso que estamos atuando e vamos atuar e também contamos com a lei municipal do Qualifica que oferta cursos em variados segmentos”, lembra Francisco Bertolini, 2º Vice para Assuntos da Indústria, também ligado à coordenação do programa.
Programa, que virou lei, oferece também qualificação gratuita
Com o avanço da proposta do CIC-BG, novos públicos, além de pessoas já empregadas, foram incorporados ao escopo do projeto. O Qualifica Bento também promove cursos gratuitos à população de baixa renda, contribuindo para que se qualifiquem e acessem o mercado de trabalho.
A inauguração da oferta de cursos de graça ocorreu através de parceria firmada com a Paróquia Santo Antônio, o Senai e a prefeitura. Dessa forma, o CIC-BG ofereceu o curso de Auxiliar de Produção, direcionado, em parte, a pessoas atendidas pelos projetos da paróquia. Neste mês, os oito alunos beneficiados, todos desempregados, receberam o diploma da formação, promovendo uma significativa mudança em suas vidas. “Com a qualificação, as pessoas têm acesso a novas oportunidades”, comenta Marijane. Assim, o curso inaugurou outra fase do Qualifica Bento. “É um movimento fundamental para que a qualificação profissional chegue a mais pessoas e comece a transformar não apenas o mercado de trabalho, mas fomente o desenvolvimento socioeconômico do município”, diz Gládis.
A formação em Auxiliar de Produção foi apenas o passo inicial dessa jornada. Em julho, o CIC-BG ampliou as ofertas de cursos gratuitos. Quatro estão confirmados para iniciarem no mês de agosto – Montador Mecânico de Máquinas Industriais; Operador de Processos Logísticos Industriais; Confeccionador de Móveis Por Processos Convencionais; e Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos. Para setembro, já está confirmado o curso Pintor de Obras Imobiliárias, com início para o dia 4. Todos estão com inscrições abertas, e os interessados devem preencher o formulário do Qualifica Bento, distribuído em empresas e entidades, escolher o curso de sua preferência e entregar no Senai – informações pelo telefone e WhatsApp (54) 3449.7500.
Ao longo de sua caminhada, o Qualifica Bento teve diversos avanços. Um dos mais vistosos foi a transformação do projeto lançado pelo CIC-BG em lei. A prefeitura instituiu, em novembro do ano passado, o Programa Municipal de Qualificação Profissional – Qualifica Bento através da criação de lei. Através dele, o município pretende promover a inclusão social do cidadão. O programa será destinado a jovens com idade mínima de 16 anos, salvo a condição de menor aprendiz (14 anos). Os cursos a serem oferecidos poderão ser nas áreas de comércio, serviços e indústria. As inscrições para a seleção do programa serão efetuadas em época própria, conforme edital.
Mais uma vez, a força associativa, responsável pela própria criação do CIC-BG, mostra que os esforços direcionados e conjuntos, bem como as parcerias público-privadas, são capazes de alterar panoramas sociais. “Esse projeto, nascido para melhorar a qualificação da mão de obra nas empresas, está se tornando muito maior, tornando Bento Gonçalves cada vez mais capacitada para produzir com qualidade e também empreender, além de oferecer oportunidades para o progresso da sociedade”, diz Marijane.
Números do Qualifica Bento
Cursos e alunos formados
Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP): 60
Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC: 41
Comandos Elétricos: 12
Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional: 20
Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem: 15
Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos: 26
Liderança: 71
Auxiliar de Produção: 7
Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional (14 alunos)
Total: 266
Em andamento: Rotinas de Departamento Pessoal (16 alunos)
Em agosto: Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem; Montador Mecânico de Máquinas Industriais; Operador de Processos Logísticos Industrias; Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC; Confeccionador de Móveis por processos convencionais; Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos – mais de 50 alunos.
Para setembro: Pintor de Obras Imobiliárias: início dia 4
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Alessandro Manzoni
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor