Em terceira parada no RS, Jornada Nacional de Inovação chega a Caxias do Sul na terça-feira

Programação conta com painéis, workshops e pitches de empresas participantes

Conectando vozes e inovação para a transição digital e ecológica no Brasil, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria fará sua terceira parada em solo gaúcho, na próxima terça-feira (5), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), em Caxias do Sul, às 8h.

A iniciativa é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria, no Rio Grande do Sul, com o Sistema FIERGS. A Jornada percorrerá todos os estados brasileiros, preparando-os para o 11º Congresso de Inovação, em março de 2026, em São Paulo.

A programação conta com painéis, workshops e pitches de empresas participantes, explorando desafios e oportunidades para a transição ecodigital, conforme as realidades locais. No total, estão previstos 27 encontros estaduais e cinco regionais, culminando na etapa nacional.

“Esse projeto mostra o setor industrial como pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social de todo um país. Chão de fábrica inovador e moderno é essencial para que nossos profissionais optem pelo segmento”, avalia a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.

Depois de já ter realizado o evento em São Leopoldo e em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul ainda será palco de mais um encontro após a edição de Caxias do Sul. No dia 12, ocorrerá em Passo Fundo, no Instituto Aliança. Após Santa Catarina e Paraná também passarem pelas etapas estaduais, os gaúchos definirão seus representantes para o encontro da Região Sul, que ocorrerá, em Florianópolis, entre os dias 11 e 12 de setembro. No total, estão previstos 27 encontros estaduais e cinco regionais, culminando no 11º Congresso de Inovação, realizado pela CNI.

Para o diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes, o diferencial da Jornada está na capacidade de mapear e articular, de forma integrada e colaborativa, os diversos atores do ecossistema de inovação em cada território, conectando desafios reais da indústria a soluções concretas.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: https://www.fiergs.org.br/evento/jornada-nacional-de-inovacao-da-industria-caxias-do-sul.

PROGRAMAÇÃO

– 8h: credenciamento e networking

– 8h15: abertura

– 8h40: palestra O papel dos semicondutores para habilitar tecnologias limpas, inteligentes e sustentáveis. Com o diretor de P&D da HT Micron, Wilyan Hasenkamp

– 9h10: painel Desafio da Transição Ecodigital no RS

– 10h20: pitch com empresas de tecnologia: Nora Biotecnologia, DBLockNano e ICT-Itec

– 13h30 às 17h30: serão realizados dois workshops simultaneamente, um sobre o acesso a iniciativas de fomento à inovação e o outro sobre a gestão da inovação

error: Conteúdo Protegido