Em Sessão Solene no Legislativo, Sicredi Serrana Bento Gonçalves recebe Portaria de Louvor e Agradecimento

O plenário da Câmara Municipal foi palco da homenagem à Sicredi Serrana Bento Gonçalves pelos 25 anos de atuação no município. A outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento, de autoria da Mesa Diretora e apoiada de forma unânime pelos vereadores, ocorreu em Sessão Solene na noite de 2 de setembro.

Representando a Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Anderson Zanella (Progressistas), afirmou que a homenagem é mais do que merecida. “Nós não estamos falando de uma instituição simplesmente bancária. Estamos falando de cooperativismo, de associativismo, de pessoas. E, quando falamos desses processos, falamos da nossa comunidade, da nossa gente, falamos do que se reflete diariamente no nosso dia a dia”, comentou.

Ao relembrar a importante atuação da instituição nas enchentes de 2024, Zanella destacou a iniciativa da Sicredi Serrana de duplicar o valor arrecadado pelo projeto Unidos por Bento – que tinha o objetivo de reconstruir estradas, pontes e promover ajuda às comunidades afetadas. “Na dificuldade, vocês já mostraram que são experts, abrindo mão, principalmente dos fundos, para aportar recursos a toda uma comunidade. […] Foram mais de R$ 12 milhões em investimentos, muito bem aplicados, que chegaram de forma rápida e trouxeram qualidade de vida para a nossa gente.”

Ao final de sua fala, o presidente da Câmara destacou a proximidade da instituição com o povo. “Na contramão do tempo, em que a maioria das instituições bancárias fecha suas agências físicas, o Sicredi abre. Isso é estar junto da comunidade, estar junto das pessoas, recebê-las e fazer parte da vida cotidiana de uma comunidade. É por esses motivos – que não são pequenos, mas de extrema relevância – que esta Casa, com o consentimento dos 17 vereadores, presta nesta noite esta homenagem”, finalizou, parabenizando a instituição.

Representando o Executivo, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), destacou as ações da Sicredi Serrana nas comunidades, tanto na área urbana quanto no interior, em momentos difíceis e de união. “Essa homenagem não é para uma instituição financeira. É para uma instituição comunitária, que cumpre seu papel na sociedade de Bento Gonçalves e em todo o Rio Grande do Sul, e que enche de orgulho a todos. […] Parabéns ao Sicredi, parabéns aos vereadores pela homenagem, parabéns a toda a nossa população”, disse Siqueira.

O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, em seu discurso em nome da instituição, afirmou que a homenagem não é singela, mas sim uma honra. “O presidente usou algumas vezes a palavra ‘singela’. Eu transcendo essa palavra e elevo, em nível de nobreza, aquilo que vocês estão nos dedicando. Então, junto com a minha saudação e gratidão a esta Casa, à Câmara de Vereadores, ao prefeito Diogo também pela manifestação – com ele, todo o Poder Executivo e as secretarias – e à comunidade de Bento Gonçalves.”

“Para mim, é uma honra falar em nome de toda a nossa equipe de colaboradores que aqui está – apenas uma pequena parte desse grande time –, mas também de todos os nossos conselheiros, coordenadores de núcleo, associados e comunidade”, afirmou Balbinot.

Ao comentar a chegada da Sicredi Serrana em Bento Gonçalves, no ano 2000, Balbinot destacou que era necessário manter a essência da instituição. “Nós somos uma cooperativa reconhecida, inclusive com teses de doutorado e de mestrado estudando o nosso modelo de transformação de uma cultura. E nós tínhamos, obviamente, que trazer nossa principal essência, que são as pessoas. Aqui às representamos através de nossa equipe de colaboradores. Hoje, somos mais de 900 e, em breve, seremos mais de 1.000, com certeza.”

Atualmente, apenas em Bento Gonçalves, a Sicredi Serrana conta com mais de 35 mil associados e administra cerca de R$ 2,45 bilhões. Entretanto, para além dos números, de acordo com Balbinot, o essencial é o capital humano. “Uma cooperativa sem eficiência econômica deixa de existir. Isso acontece com qualquer empresa ou negócio. Mas uma cooperativa sem eficiência social perde a sua razão de ser.”

Ao final de seu discurso, o presidente reforçou: “Nós somos, de fato, uma instituição financeira da comunidade. Nossos 25 sócios-fundadores foram de casa em casa convidar uns aos outros e continuamos assim até hoje. Não temos metas de associados, nem campanhas internas ou externas para novos associados. Tudo acontece muito pela indicação de um para o outro e pelo reconhecimento da comunidade. E Bento Gonçalves, nesses 25 anos, nos ajudou a nos tornar muito do que somos hoje”, afirmou.

Os vereadores Edson Rogério Biasi (Progressistas), Letícia Bonassina (PL), Lúcio Lanes (PDT), Marlene Pelicioli (Cidadania), Moisés Scussel (MDB), Paulo Souto (PSDB), Postal (PL), Sidi da Silva (PSDB), Thiago Fabris (Progressistas), Volmar Giordani (Republicanos) e Volnei Christofoli (Progressistas) estiveram presentes, assim como secretários municipais e colaboradores da Sicredi Serrana.

Fonte e fotos: Câmara Bento