Em seis meses, totens interativos registram mais de 150 mil acessos em Bento

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) divulgou o relatório de acessos dos dez totens interativos distribuídos pela cidade. Nos últimos seis meses, conforme os dados, foram registrados mais de 150 mil acessos. Do total, 20.076 em maio, 23.257 em junho, 40.131 em julho, 25.042 em agosto, 25.028 em setembro e 22.959 em outubro.

O relatório mostra que nesses meses o totem que apresentou o maior número de acessos foi o instalado na Estação Maria Fumaça, com mais de 27 mil acessos, seguido pelo do Shopping Bento, com mais de 16 mil e Parque Temático Epopeia Italiana, mais de 15 mil.

A opção “Onde visitar”, dividida em dez tópicos, apresentou os seguintes números: Vale dos Vinhedos (11.145), Caminhos de Pedra (8.866) e pontos turísticos isolados (5.657).

Os idiomas aplicados para utilização do aparelho são, respectivamente, em todos os meses: Português, Espanhol e Inglês. Foram 4.138 avaliações de hotéis, restaurantes, roteiros, entre outros. Vale destacar, ainda, os acessos ao campo Atendimento Cidadão, com foco no público interno. Em seis meses, foram registrados 2.747 acessos. A aba possui informações sobre serviços públicos.

O Secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante, destaca a importância dos aparelhos para melhor conhecer o comportamento do turista. “Eles simplificam a estada dos visitantes e a nossa também, que temos mais uma ferramenta para planejar o setor. Além de estarmos ampliando o horário de atendimento ao turista de forma muito eficiente e em pontos estratégicos”. Os usuários dos totens podem, ainda, fazer avaliações das rotas, atrativos e empreendimentos visitados. “O resultado dessa avaliação têm sido positivo até o momento, tendo em vista que a média é de 4 estrelas em uma escala de 1 a 5”, finaliza.

Além disso, por meio da iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED), as escolas da rede municipal passaram a receber, a partir de maio deste ano, um totem interativo para a exploração das turmas de 5º ano e de toda comunidade escolar. Estima-se que, até o mês de junho, aproximadamente 300 alunos foram contemplados com a ação.

A tecnologia do Totem Interativo foi desenvolvida por uma agência digital de Bento Gonçalves. O projeto conta com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Fundação Parque de Eventos, Grupo Giordani Turismo, L’América Shopping e Shopping Center Bento Gonçalves.

Prêmio Gestor Público 2016
O município recebeu premiação pelo projeto Bento Interativa, além da Menção Honrosa pelo projeto Bento Conectada ter sido premiado no ano passado.

O projeto Bento Interativa teve início no ano de 2014, e no ano seguinte foram instalados os 10 totens. Nos últimos doze meses do projeto, registrou-se 299.811 acessos, sendo 143.318 nos primeiro seis meses e 156.493 nos últimos.

Em recente atualização do projeto, o módulo “Agências” foi alterado para a inclusão de “Guias de Turismo”, passando a fornecer informações dos guias de Bento Gonçalves cadastrados no Cadastur (http://www.cadastur.turismo.gov.br/). O módulo então passou a se chamar: Agências/Guias de Turismo.
Foto: Arquivo ASCOM/ Cristiane Moro

error: Conteúdo Protegido