Progressos em temas de cada segmento e identificação de prioridades para que o deputado possa atuar marcaram encontro
Representantes das câmaras técnicas (CTs) do conselho Bento+20, responsável por pensar a Bento Gonçalves do futuro, debateram formas de avançar nas mais de 50 pautas entregues ao deputado estadual Guilherme Pasin no final de agosto. O encontro ocorreu na tarde de 23 de novembro, no auditório da UCS Bento.
A reunião serviu, principalmente, para priorizar as ações nas quais o parlamentar pode atuar, além de estreitar contato com os integrantes das CTs, uma vez que o primeiro encontro foi realizado com integrantes das 30 entidades que formam o conselho. “É um encontro de alinhamento, para a gente ver vitórias em cima de alguns pontos, perceber que as coisas estão andando, o que nos motiva a fazer ainda mais. Meu gabinete está sempre aberto, então, nos procurem, porque nós conhecemos os caminhos e sabemos para onde ir”, disse Pasin.
É com essa soma de esforços, marca do Bento+20 desde seu início, que as evoluções vão acontecendo. “É assim que se constrói. Mais de mil pessoas, direta ou indiretamente, participaram da elaboração do nosso Masterplan, que é o nosso norte. Tudo o que estamos fazendo vai contribuir decisivamente para uma cidade mais próspera e com mais qualidade de vida”, comentou o presidente do Bento+20, Adelgides Stefenon. Anfitrião do encontro, o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, reforçou o papel da universidade nesse propósito. “Queremos contribuir para criar os aspectos atrelados a uma cidade do futuro, não apenas os tecnológicos, mas todos que dizem respeito à sustentabilidade”, falou.
Vários avanços ocorreram desde que as propostas foram entregues ao deputado, seja por ações realizadas pelas entidades participantes do conselho, seja por ações coordenadas pelo deputado que contemplam, de uma forma ou de outra, algumas das pautas. Na CT de Inovação, por exemplo, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) e o Bento+20 coordenaram uma ação para incluir o Inova Bento num projeto regional da Consulta Popular, a fim de alavancar a cultura da inovação. A eleição ocorre entre segunda, dia 27, e 1º de dezembro pelo site vota.rs.gov.br/register. Outra, foi a posição de Pasin em colocar o gabinete à disposição para trabalhar na atração de empresas de tecnologia e na alavancagem de cursos na área em escolas, incentivando o Qualifica Bento.
Na CT de Educação, um dos apoios solicitados é para a municipalização das escolas estaduais. Pasin disse que há uma vontade do governo nesse sentido e que tramita na Assembleia Legislativa projeto para começar esse processo. Na CT de Saúde, o desafio é mudar os hábitos de vida da população para que ela adoeça menos. Nesse sentido, uma das ideias é o desenvolvimento de um aplicativo que alerte as pessoas para beber água ou realizar uma caminhada, e Pasin solicitou que a CT faça um orçamento a respeito.
Um dos pedidos da CT de Segurança, a criação de uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosos Organizadas (Draco), será tratada numa audiência nesta segunda-feira entre Pasin e a Secretaria do Estado da Segurança Pública. Muitos dos projetos solicitados pela CT da Indústria, principalmente os relacionados à logística, estão em andamento, o que inclui os futuros porto de Arroio do Sal e o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. A Rodovia do Parque, grande pedido da região, deve ter seu projeto concluído até a metade de 2024, informou Pasin.
Os pedidos da CT do Comércio, como melhorias de iluminação e rede elétrica no Centro, serão trabalhadas em nível local com apoio de Pasin, assim como os da CT de Serviços, nas questões de fomentar o desenvolvimento de startups tecnológicas.
Na vasta pauta do CT de Turismo, como a da atualização do Simples, o deputado disse que esteve em reunião na AL com o governo federal e o assunto deve avançar. No CT de Urbanismo, a pauta para incentivar o aeródromo, o deputado disse que está buscando recursos para o balizamento noturno. Dois pedidos da CT do Meio Ambiente, relacionados ao abastecimento de água potável e tratamento de esgoto, devem avançar com a privatização da Corsan, disse o deputado.
Na CT da Cidadania, Pasin afirmou que há um projeto para que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher acolha também os idosos, contribuindo com uma das demandas apontadas pela área. Por fim, o incentivo à agroindústria solicitada pela CT de Desenvolvimento Rural deve ser contemplado com uma estação móvel de envasamento e rotulagem, a primeira do Estado. “Isso visa garantir a qualidade do produto do nosso pequeno agricultor”, disse Pasin.
Fonte: Exata Comunicação
Crédito: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor