A Prefeitura de Santa Tereza declarou situação de emergência no Município em razão da estiagem prolongada há mais de 90 dias. Assinado pela prefeita Gisele Caumo, o documento relata danos na agricultura e nos equipamentos de abastecimento de água potável para comunidades do interior, além de escassez de fontes naturais (açudes e fontes).
Consta ainda a estimativa de perdas na produção agrícola de 32% (uva, milho, feijão, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros).
Diante do Decreto, o Município pode acessar programas emergenciais com renegociação de dívidas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ) e o PROAGRO (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) sem habituais obrigações exigidas.
Até o momento 105 municípios possuem decreto de situação de emergência, conforme a mais recente atualização do boletim informativo de estiagem desta terça (04/1) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. E 15 já estão com Homologação pelo Estado e 11 com Reconhecimento Federal.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Divulgação PM Santa Tereza
Transição energética justa é tema de reuniões do Estado na Conferência do Clima em Baku
Governo realiza missão ao Japão e à China com foco em desenvolvimento sustentável, resiliência climática e negócios
Palco cultural será realizado na praça Achyles Mincarone no dia 20 de novembro