Entrada é franca para atração no dia 25 de setembro, domingo, na Sede Social do Recreio da Juventude
A Série Concertos ao Entardecer, que tem a Universidade de Caxias do Sul entre seus realizadores, apresenta no dia 25 de setembro, domingo, o grupo Choros de Balcão. Com entrada franca e a sugestão da doação de alimentos não perecíveis, a atração tem início às 18 horas, na Sede Social do Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, 1762).
Criado em 2013, pelo flautista Daniel Balconi, em Caxias do Sul, o grupo Choros de Balcão é hoje formado por Léozão Reis (pandeiro), Eduardo Santos (violão sete cordas), Beto Scopel (trompete) e Rafael De Boni (acordeon). Inspirado nos grandes autores do estilo, busca ressignificar a identidade da cultura brasileira através do choro em uma cidade de colonização italiana fortemente influenciada pela cultura gaúcha e americana.
O repertório base conta com canções de Chiquinha Gonzaga, como Gaúcho – O Corta Jacas; Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com Água de Beber; e obras de Pixinguinha, como Lamentos e Carinhoso; além da autoral Choro do Gabi, de Rafael De Boni e Valdir Verona.
A iniciativa é uma realização do Museu Municipal de Caxias do Sul – Secretaria Municipal da Cultura e da UCS, com apoio cultural da Unimed Nordeste – RS, apoio do Recreio da Juventude e do Lions EduC, e financiamento pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
Choros de Balcão – Ao participar de projeto de financiamento público em que levava o choro às praças e parques da cidade, e do evento Aldeia SESC, comemorativo aos cem anos do samba, o grupo ganhou notoriedade. Os músicos foram os idealizadores da comemoração caxiense pelo Dia Nacional do Choro que, em 2019, tornou-se a Semana do Choro na Serra gaúcha. Em 2020 gravaram o primeiro clipe, com o tema “Choro do Gabi”, produzido com recursos de edital da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, protagonizou uma live em parceria com o SESC Caxias do Sul, mantida para 2022, que incluiu a organização e curadoria da Semana SESC de Choro, que teve oficinas e espetáculos.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves