Criado em 1985, o CREFITO-5 promove a valorização profissional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de atuar na defesa da saúde pública e do bem-estar da sociedade gaúcha. Atualmente presidido pelo fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa, a entidade se consolidou como um elo entre profissionais, instituições de saúde e a população, garantindo serviços pautados pela ética e pela responsabilidade.
Representando a bancada, o vereador Duda celebrou a grandiosidade da instituição, que busca a valorização dos profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. “40 anos não são 40 dias. [O CREFITO] começou lá em 1985 e estamos agora, em 2025, comemorando os seus 40 anos. […] É um trabalho feito há muito tempo, como órgão fiscalizador, mas também como entidade de classe”, destacou. Pompermayer também pontuou o cuidado que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm com seus pacientes. “Esse cuidado se mostrou muito [grande] na pandemia [de COVID-19], com os tratamentos intensivos em UTI. […] Vocês estão próximos desses pacientes e vocês cuidam da saúde e do bem-estar das pessoas, algo que é muito importante”, finalizou o vereador, além de novamente agradecer à classe pela dedicação constante.
Eduardo Virissimo, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, representou o Executivo na solenidade. Virissimo parabenizou o CREFITO-5, destacando que os profissionais fazem a diferença no dia a dia das pessoas. “Eu preciso falar o quanto é acolhedora a fisioterapia”, disse. O secretário, que também é lutador, relatou a sua trajetória com profissionais da fisioterapia, com atendimentos e amizades, além de destacar o quanto uma sessão de fisioterapia pode melhorar a vida de uma pessoa. “Enquanto a gente tiver força, enquanto a gente puder, a gente vai fazer de tudo para que o fisioterapeuta seja cada vez mais valorizado, mais capacitado.” Virissimo pediu ao presidente do CREFITO-5 que a entidade siga com o trabalho realizado, de valorização e proteção dos profissionais.
O atual presidente do CREFITO-5, Eduardo Freitas da Rosa, agradeceu pela homenagem da Casa Legislativa, além da parceria e apoio dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Eu queria muito parabenizar [os profissionais], porque só nós sabemos as lutas que nós vivemos relacionadas a subfinanciamento, a desafios de contratação, a jornadas de trabalho que muitas vezes são em dois, três, quatro locais, dá aula, atende consultório, clínica, hospital, e vir aqui esse horário da noite, eu tenho certeza que nos coloca em um novo olhar para a profissão, que é literalmente arregaçando as mangas e vindo à luta nos fóruns que nos permitem discutir as reais mudanças”, disse o profissional, que é presidente da gestão 2023-2027.
O líder da entidade no Rio Grande do Sul destacou que Bento Gonçalves conta com 10 terapeutas ocupacionais registrados, além de mais de 300 fisioterapeutas, e que isso reforça a relevância da atuação da instituição e dos profissionais. “Ele [CREFITO-5] é sobre essas pessoas que estão aqui, que constroem diariamente a atenção e saúde da população. E é por isso que viemos aqui dedicar um agradecimento especial a cada profissional registrado no Conselho.” O presidente ainda comentou que o CREFITO-5 quer reforçar o compromisso em “continuar promovendo a valorização profissional, a educação continuada e a defesa de melhores condições de trabalho para todos.”
O vereador Thiago Fabris (Progressistas), vice-presidente da Casa, conduziu os trabalhos da Sessão Solene. Os parlamentares Bellé (PL), Gabrielli (MDB), Paulo Souto (PSDB), Sidi da Silva (PSDB), Volmar Giordani (Republicanos) e Volnei Christofoli (Progressistas) também marcaram presença.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social -Câmara
Rede Estadual chega a 515 escolas em Tempo Integral, envolvendo 40 mil estudantes gaúchos
Caminhão cegonha com excesso de altura atinge fios e é autuado pelo DMT em Bento
SUS Gaúcho irá reduzir em até 70% as maiores filas de consultas especializadas no RS