Em missa no Santuário de Caravaggio, Luciano Dalmolin é ordenado diácono na Diocese de Caxias do Sul

Nem mesmo o frio e o mau tempo impediram a participação do povo de Deus na Missa solene em que foi ordenado diácono o seminarista Luciano Dalmolin, na manhã deste sábado, 17 de junho, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O jovem de 27 anos recebeu o sacramento da Ordem, no primeiro grau, em celebração presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Além do expressivo número de fiéis da Paróquia São Brás, de Paraí, cidade natal de Luciano Dalmolin, lideranças de diersas paróquias e comunidades da Diocese de Caxias do Sul, animadores vocacionais e jovens acompanhados pelos grupos vocacionais lotaram o Santuário de Caravaggio. Numeroso também foi o número de padres, religiosos, religiosas e seminaristas das dioceses de Caxias do Sul e Montenegro.

Luciano iniciou sua caminhada em 2011 quando ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias. Em 2014, cursou a etapa do Propedêutico e, de 2015 a 2017, realizou a etapa do Discipulado, também chamada de Filosofia, estudando na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e residindo no Seminário São José. Em 2018 iniciou o estudo da Teologia, na etapa da Configuração, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Em 2020, o neodiácono realizou sua experiência missionária, na Diocese de Floresta, em Pernambuco, onde realizou uma imersão no sertão nordestino, trabalhando em comunidades indígenas e localidades que enfrentam o drama da falta de água. No mesmo ano, o seminarista realizou seu estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Nos anos de 2021 e 2022, concluiu os estudos de Teologia na PUCRS, residindo no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, junto aos seminaristas da Diocese de Montenegro.

Neste ano de 2023, Luciano assumiu a coordenação da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, residindo no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul. E, após a ordenação diaconal, passa a desenvolver, também, a missão de assistente formativo dos seminaristas no Seminário Maior São José.

Em sua homilia, o bispo diocesano, Dom José Gislon, salientou que a vocação do diácono é o serviço. “Como diácono, serás um servidor do Evangelho. Colocar-se nas mãos do Senhor é deixar-se guiar pela força iluminadora do Espírito Santo. Exerça o teu ministério com humildade, mansidão e compaixão. É em nome do Senhor que irás exercer o teu ministério diaconal. Exerça-o como graça de Deus para aprofundar tua proximidade com Cristo, no serviço ao povo de Deus”.

Após a homilia, Luciano fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo. Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que toda a igreja cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o diaconado. Feita a prece de ordenação e tendo o bispo feito a imposição das mãos sobre o neodiácono, ele recebeu a estola diaconal e a dalmática. Findado o momento da vestição, Dom José Gislon lhe entregou o Livro dos Evangelhos e lhe deu o abraço da paz.

Luciano escolheu como lema de sua ordenação diaconal: “Em tuas mãos, Senhor”, do livro do profeta Jeremias, capítulo 18, versículo 6. O novo diácono expressou sua alegria em dar seu “sim” à Igreja neste passo em direção ao sacerdócio e, em forma de oração, exclamou: “Obrigado, Senhor Deus: Pai e Filho e Espírito, comunhão de amor, pela vida partilhada e doada. Obrigado pelo chamado à vocação que hoje celebro e confirmo, sem mérito nenhum de minha parte, mas pela Tua graça e generosidade. Obrigado porque tomaste-me em tuas mãos. Deus me dê a graça de viver a inteireza e a integralidade deste sim”.

Antes da bênção final, num momento emocionante e de forte apelo vocacional, Luciano convidou todos os seminaristas e vocacionados para se colocarem diante da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Foi diante da Padroeira da Diocese que, como sinal de oração e comunhão com o 3º Ano Vocacional do Brasil, que ofereceu uma flor enquanto o povo entoava a “Ave-Maria”.

Ao final da celebração, Luciano recebeu oficialmente a provisão de nomeação do bispo diocesano. Como diácono, irá continuar atuando na coordenação da Pastoral Vocacional da Diocese e, agora, com a função de assistente na formação dos seminaristas do Seminário Maior São José.

Diocese de Caxias do Sul – Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido