O novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini foi inaugurado nesta sexta-feira e já está a disposição da comunidade regional. O espaço foi modernizado, colocando em evidência um novo modelo assistencial de atendimento, onde mamãe e bebê serão o centro das atenções, recebendo o acolhimento e o aconchego necessários para o momento do parto. Paralelo a isso, o novo Centro Obstétrico está adequado ao Projeto nacional ‘Parto Adequado’, criado pelo Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do com apoio da ANS e Ministério da Saúde, no qual o Hospital Tacchini é o único na região da Serra a participar. Conforme a médica Liane Xavier Domingues, que coordena o Processo Materno Infantil no Hospital Tacchini, o projeto prevê melhorias na assistência obstétrica através da formação e qualificação das equipes envolvidas. “A ideia é tornar a assistência ao parto cada vez mais humanizada, garantindo a segurança do parto para a mãe e para o bebê com adoção de protocolos baseados nas melhores evidências científicas. “Seguidamente realizaremos cursos de gestantes, de forma a preparar a paciente para o nascimento de seu filho, desde o esclarecimento de dúvidas, mitos e verdade, bem como orientações para que desenvolvam seu plano de parto com tranquilidade”, relata a doutora Liane, lembrando que todos os desejos da futura mamãe serão comunicados à equipe, para que sejam respeitados dentro dos limites de segurança.
Pioneirismo do Hospital Tacchini
Dos cerca de 7 mil hospitais existentes no país, o Tacchini integra o seleto grupo de 127 instituições que aderiram ao projeto Parto Adequado. No Estado, existem outros 5 hospitais que participam, sendo que na Serra Gaúcha o Tacchini é pioneiro. Criado pelo Ministério da Saúde e conduzido no país pelo Hospital Albert Einstein, numa parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o Projeto tem por objetivo reduzir o número de cesarianas e de internações em UTI’s Neonatais, promovendo melhorias na assistência obstétrica, permitindo o empoderamento da paciente/gestante no momento do parto. “Recentemente fomos elogiados pela organização do projeto no Hospital Albert Einstein ao mostrar o quanto nosso Hospital está preocupado em oferecer melhor qualidade e assistência à paciente obstétrica” avalia o Superintendente Executivo, Hilton Mancio. Ele lembra o empenho de todos os envolvidos em mudar a atual realidade brasileira, onde mais de 80% dos partos são através de cesarianas, enquanto em países mais desenvolvidos este índice chega a 15%.
O Novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini
Iniciada em fevereiro, a reforma do Centro Obstétrico integrou a última parte de implantação do Projeto Parto Adequado no Tacchini. “É um pacote de mudanças que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e, principalmente, as futuras mamães”, explica a médica gestora, citando a necessidade de um amplo trabalho de conscientização e educação para a comunidade.
O novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini conta agora com uma estrutura composta por:
5 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com banheiro, iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira;
– Sala de acolhimento;
– Consultório;
– Sala de Ecografia;
– 2 Salas Cirúrgicas;
– Sala de Recuperação anestésica;
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor