Iniciou nesta quarta-feira, 18, o II Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha, no Salão da Linha Paulina, em Faria Lemos, Bento Gonçalves. No total serão sete encontros com produtores, pesquisadores, arquitetos e agentes de segurança discutindo o tema ‘Defesa da Propriedade Rural – Legislação, Fiscalização e Segurança’.
A realização é do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com apoio de entidades e as Prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.
Para o presidente da entidade “é muito importante o encontro para questionamentos e o andamento da defesa da nossa propriedade rural. Queremos ter um espaço para avaliar as dificuldades e gargalos existentes, que a gente possa levar as autoridades para a defesa dos agricultores na legislação, fiscalização e segurança”, destaca Elson Schneider, presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha.
Após o protocolo de abertura, com as boas vindas do presidente Schneider, com a presença de autoridades, foram abordados assuntos como a importância da rastreabilidade para os agricultores, a legislação para usos e ocupações de áreas rurais, a fiscalização da propriedade rural e a segurança no meio rural.
São apoiadores do Ciclo: Ibravin, Governo do Estado RS, Sicredi, Sistema Farsul, Ace Fibras, Magnojet, Scaldo Som e Luz, além do IFRS, Emater e Embrapa Uva e Vinho.
O próximo encontro está marcado para o dia 26 de abril, na Comunidade de São José de Costa Real, em Garibaldi.
A 1ª edição na noite passada foi especial ainda pelo fato de que o Sindicato Rural da Serra Gaúcha foi contemplado com o documento oficial do Ministério do Trabalho, sendo incluso no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais. Trata-se de uma formalização que era necessária, desde sua fundação, em 2014.
Veja o álbum de fotos:
Serviço
O que: II Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha
Quando: 18 de abril a 30 de maio
Informações: (54) 3702 2217
facebook.com/sindicatoruralserragaucha/
Inscrição: Local
Programação
II Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha
Tema: Defesa da Propriedade Rural – Legislação, Fiscalização e Segurança
18h00 – Abertura –Presidente Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider
18h30 – Qual a importância da rastreabilidade para os agricultores?
Palestrante: Pesquisador da Embrapa, Marcos Botton
19h00- Legislação para usos e ocupações de áreas rurais
Palestrante: Arquiteta e Urbanista, Vanja Hertcert
19h45min- Coffee Break
20h00- Fiscalização da Propriedade Rural – Patrulha Ambiental (Patram)
Palestrante: Sargento Paulo César Rodrigues dos Santos
20h45- Segurança na Propriedade Rural
Palestrante: Coronel da Brigada Militar e Assessor de Segurança da Farsul, Gerônimo Ferreira Barbosa.
Paralelo: Estande com orientações: jurídica, ambiental, convênios e cursos.
Calendário
26/04 – 18h- Comunidade de São José de Costa Real – Garibaldi
02/05 – 18h- Salão Paroquial – Monte Belo do Sul
9/05- 18h-Salão Comunitário – Pinto Bandeira
16/05 – 18h- Salão da Comunidade Graciema Baixa – Santa Tereza
18/05- 18h- São da Comunidade de Santo Antônio de Castro – Carlos Barbosa
30/05- 13h30- Encerramento – Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo
Homem relata dificuldades com a falta de fraldários em estabelecimentos de Bento Gonçalves
Semana ENEF 2025: Sicredi Serrana promove palestras sobre educação financeira
Sétimo Vitis Aurora começa amanhã (13), em Pinto Bandeira