Na noite desta sexta-feira (24/9), em Caxias do Sul, o governador Ranolfo Vieira Júnior assinou um termo de cooperação com a prefeitura do município para o uso compartilhado da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), que faz parte da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
O acordo tem prazo de 60 meses. O objetivo principal é utilizar parte do espaço para a realização do Horti Serra Gaúcha, evento consolidado na região e vitrine de tecnologia e conhecimento na área de horticultura e fruticultura.
O termo foi assinado durante o evento de premiação do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul.
Ranolfo também participou da entrega dos prêmios e destacou a importância da vitivinicultura para a economia do Estado. O Rio Grande do Sul concentra cerca de 90% da produção de vinhos do país.
Em 2021, foi responsável por 54,4% da produção nacional de uvas, com mais de 951 mil toneladas. Para 2022, a estimativa é de 735 mil toneladas colhidas no RS, desempenho prejudicado pela estiagem.
Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Universidade de Caxias do Sul forma a primeira turma da graduação em Viticultura e Enologia
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 1,5mil
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura