Para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, vinho está virando álcool 70% na capital brasileira da vitivinicultura. São em torno de 47 mil litros de vinho, oriundos da Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), e que foram considerados inaptos para consumo e comercialização.
A instituição vai doar o material que, em uma ação conjunta com empresas de diversos segmentos, chegará à Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves como álcool líquido a ser utilizado para desinfecção de superfícies. Estima-se que seja possível produzir em torno de 7 mil litros de álcool. A demanda mais imediata da prefeitura municipal era por álcool líquido 70%, que então será o foco da produção.
A vinícola Casa Valduga realizará gratuitamente o processo de destilação do produto. Também participam da ação solidária as empresas Newsul S.A. Embalagens e Componentes, Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas Ltda, Gráfica São Roque Etiquetas Adesivas e Vinícola Aurora.
Com o álcool líquido doado, serão higienizadas superfícies e materiais nas 30 unidades de saúde do município e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ambulâncias e automóveis utilizados para transportar equipes de servidores que trabalham na emergência em saúde pública. “O álcool líquido é fundamental para desinfecção, mas, devido à situação do país, novos pedidos de compra do material não têm previsão de entrega”, explica a coordenadora do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, Morgana Calza.
Por isso, a doação é tão bem-vinda. Como a quantidade utilizada depende da evolução do número de casos no município, Morgana diz não ser possível estimar quanto tempo vai durar o álcool que começa a ser recebido. “Tínhamos um estoque de álcool para quatro meses, mas utilizamos quase tudo em duas semanas. Por isso, nossa demanda pelo álcool 70% era imediata”, comenta.
O diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Câmara Monteiro, e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacam o esforço coletivo para viabilizar a ação que proporcionou o destino mais nobre possível ao produto. Eles ressaltam o apoio das empresas, da Procuradoria Federal junto ao IFRS, dos técnicos que atuam na Vinícola-Escola, do Comitê de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19 do Campus e da Reitoria e dos demais servidores.Outros campi do IFRS também estão em diálogo constante com autoridades e especialistas de saúde locais para levantar demandas e estudar formas de auxiliar no momento atual. Diferentes parcerias começam a surgir.
Fonte: Assessoria IFRS
Vet Day da UCS promove feira de adoção de cães no próximo domingo, dia 26
Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
Defender a vida sempre: CNBB manifesta preocupação com decisões judiciais sobre o aborto