Desde a Operação Verão de 2004/2005, quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou as atividades no Estado, o serviço já recebeu mais de 24 milhões de ligações – uma média de 2,4 mil ligações por dia. Só em 2024, o Rio Grande do Sul tem uma média de aproximadamente 700 acionamentos de equipes do Samu por dia. Em 85% desses casos, são acionadas as unidades de suporte básico e em 15% as unidades de suporte avançado.
Os dados foram apresentados pela diretora do Departamento de Regulação Estadual, da Secretaria da Saúde (SES), Suelen Arduin, durante o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência. A apresentação também destacou os motivos dos chamados de socorro, com referência aos anos de 2023 e 2024, sendo os motivos clínicos (57%), traumáticos (26%) e psiquiátricos (13%) os mais comuns.
O Samu/RS tem reduzido o tempo entre o envio da ligação e o efetivo atendimento do médico regulador e também entre a chamada da ligação no 192 e o primeiro comunicado à equipe. No primeiro caso, o tempo de 2min27s em janeiro de 2022 foi reduzido para 57s em julho de 2024. O tempo entre a entrada da ligação e o acionamento da equipe caiu de 7min18s para 6min17s no mesmo período.
Atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul – 140 bases do Samu/RS; 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé; e uma base do município de Porto Alegre.
O Samu/RS tem 150 unidades de suporte básico, 30 unidades de suporte avançado e 14 motolâncias. A cobertura do Samu no Estado, incluindo a regulação de Porto Alegre e as regionais, está presente em 91% dos municípios.
Secretaria parabeniza Samu
Durante a abertura do evento, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, parabenizou as equipes do Samu/RS e reconheceu o esforço dos profissionais no enfrentamento das enchentes. “O Samu deu a melhor resposta e por isso tenho gratidão a todos que se envolveram no enfrentamento da calamidade meteorológica”, destacou a secretária. Ela também defendeu a necessidade de um atendimento com uma avaliação técnica, mas, principalmente, acolhedora e humanizada.
Olimpíada do Samu/RS será realizada na quinta-feira (5/9)
Após o Seminário, será realizada também a Olimpíada do Samu/RS. No evento, equipes de suporte básico e suporte avançado serão testadas em suas habilidades na atuação na prática em um ambiente de simulação, contribuindo para a capacitação, interação entre as equipes e compartilhamento de conhecimentos.
A Olimpíada do Samu/RS acontece na quinta-feira (5/9), a partir das 13h, no Centro de Eventos (prédio 41) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O Seminário tem atividades pelo período da manhã. Os eventos, que compõem a programação da Prevensul 2024, são organizados pela Secretaria da Saúde (SES).
A Olimpíada do Samu/RS e o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência integram a programação alusiva aos 20 anos da implantação do Samu no Rio Grande do Sul.
Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência
Ocorre entre quarta (4) e quinta-feira (5/9), no Centro de Eventos da PUCRS. A programação completa pode ser acessada no site.
Prevensul
Realizada entre quarta (4) e sexta-feira (6/9), a mostra volta a Porto Alegre depois de oito anos, com seminários, palestras e workshops, sendo realizada na PUCRS. A programação completa está disponível aqui.
Foto: José Luís Zasso/Ascom SES
Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Secom
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21