São atividades como apresentações de música, cartas com mensagens de esperança e campanha de doação de alimentos, roupas, material escolar
Bento Gonçalves está vivendo uma tragédia histórica. Desde que as fortes chuvas atingiram o município, a região de Faria Lemos foi o epicentro sofrendo com desmoronamentos e deixando pessoas desabrigadas, sendo que 60 seguem no posto de acolhimento no Centro Social Esportivo Nossa Senhora do Rosário. Uma força-tarefa com Bombeiros de Bento Gonçalves, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia e Minas Gerais está em curso tendo resgatado 1008 pessoas.
A rede municipal de ensino está realizando uma série de atividades de apoio prestando homenagens e mensagens de incentivo e de empatia para os bombeiros e às pessoas que estão sendo acolhidas no Ginásio. Um desses exemplos é a EMEF Vânia Medeiros Mincarone que junto com os alunos dos primeiros anos produziu um vídeo falando mensagens de incentivo, de fé e de carinho como “Estamos todos juntos”, “Tudo vai passar” e mostrando os trabalhos realizados em sala de aula, tendo sido coordenados pelas professoras Daiane Rizzardo Guarda e Rosângela Moroni Dal Magro. Também, nesta quinta-feira (09), o educandário entregou as cartinhas feitas pelos alunos para as pessoas no Salão. O vídeo pode ser conferido por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=jMszmMXJFRM
A EEEF Professor Ângelo Chiamolera realizou uma apresentação em homenagem aos Bombeiros, para as forças de segurança, para as pessoas desabrigadas e para a organização. Participaram alunos do 1º ao 5º ano e da cessão de uso da EMEF Floriano Peixoto, Jardim A e B. “O objetivo era fazer um vídeo para os colegas que não podiam vir para a escola. Foi gravado o vídeo e tivemos a ideia de levar a apresentação para as pessoas, de levar essa mensagem de esperança e de fé que isso tudo vai passar. Que a realidade precisa voltar ao normal. No final foi emocionante porque as crianças foram abraçar as pessoas”, diz a diretora Rosângela Dal Mass Anderle.
A EMEF Liette Tesser Pozza está realizando um trabalho de confecção de cartas que vão ser entregues para os profissionais e entidades que estão atuando nas ações de auxílio e de resgate neste momento de tragédia. As cartas estão sendo redigidas pelos alunos do Jardim A ao 9º, colaboradores e professores, totalizando mais 600 missivas serão entregues ao longo dos próximos dias.
Na carta de Nicolas, da Turma 22, está ilustrado uma cena de resgate com as mensagens: “Todo nosso Rio Grande do Sul está sofrendo, por isso queremos expressar toda nossa gratidão por vocês” e “Obrigado por salvar nossas crianças, avós, pais e animais”.
A diretora da EMEF Liette, Márcia de Costa, explica como a situação criou uma rede de afeto e gratidão: “Esta proposta faz parte da necessidade de desenvolver algo para trabalhar o emocional dos alunos e dos profissionais, com o objetivo de expressar sentimentos de empatia, solidariedade e altruísmo neste momento muito doloroso, pois a calamidade está por todos os lados, nas mídias, com parentes e conhecidos afetados pelas fortes chuvas. Desta forma, pensamos em fazer cartinhas que serão entregues a uma parcela de pessoas que estão auxiliando de alguma maneira e, também, envolvendo-nos neste movimento solidário, contribuindo com recados de agradecimento e motivação aos profissionais e civis comprometidos com a causa. Saliento que, neste momento, o foco está na expressão de sentimentos através de registros espontâneos.”
Ainda, o educandário está promovendo arrecadação de vestuário, cobertores, calçados, alimentos.
Já a Escola EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz também está engajando seus alunos e familiares e está realizando uma campanha “Amor em forma de brinquedo”, com o objetivo arrecadar doações de brinquedos e material escolar para as crianças afetadas pelas fortes chuvas. O educandário está recebendo as doações na sede da escola, localizada na Rua Arlindo Franklin Barbosa, 235 e na unidade dos Anos Finais, localizada na Alameda João Dal Sasso, 800. As doações são recebidas das 8h às 17h.
A aluna Emanuelle do segundo ano da turma 21 já fez a sua doação. Na carta que escreveu, diz: “Estou doando com carinho esses brinquedos que tanto me fez feliz”.
A diretora Andreza Peruzzo explica que “para as crianças tão importante quanto estar cuidada e acolhida é o brincar. Juntamente com a doação dos brinquedos as crianças estão escrevendo cartinhas com palavras de amor e esperança a quem receber a doação. Agora é a vez de você brincar com eles”.
Ainda, o Jardim B da EMEM Alfredo Aveline produziu desenhos e escreveu mensagens para os Bombeiros para entregar nos próximos dias. Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Noely Clemente de Rossi preparou uma homenagem às mães das enchentes. Foram feitos cartões que vão ser entregues nos próximos dias.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, fala sobre esse movimento dos educandários de formar uma rede de solidariedade e de empatia. “Neste momento, tão delicado, nossas escolas buscam diferentes formas de acolher e auxiliar os que foram atingidos, tanto as crianças e suas famílias, como profissionais. Foram organizadas doações, mas também, como forma de demonstrar gratidão a todos que de uma forma ou outra tem se empenhado em resgates e apoio a todos os atingidos, homenagens e mensagens de apoio. Através da escola podemos vivenciar com estas crianças momentos de solidariedade e empatia, que, com certeza, deixará um legado para uma sociedade mais humana e resiliente”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves