Relações humanas, autismo, questões étnico-raciais e de gênero estão entre as temáticas
Os educadores da rede pública de Monte Belo do Sul participam, nos meses de setembro e outubro, de uma formação para professores. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, em parceria com o Sesc Bento Gonçalves, a capacitação contará com encontros presenciais e on-line com temáticas relacionadas às relações humanas, ao autismo, às questões étnico-raciais e de gênero.
A primeira aula, no dia 5 de setembro, será ministrada pelo filósofo, teólogo, músico, compositor e educador Gustavo Balbinot. O mestre em Educação abordará o tema “Relações Humanas: caminho da amorosidade”, no Centro de Convivência do Idoso (Rua Pedro Cantoni, 30), a partir da consciência da existência humana e de sua essência, a importância do cuidado, o reconhecimento das luzes de si e do outro, pertencimento, bênçãos na vida e elementos da teoria do bem-estar. Já no dia 12, em uma conversa virtual, a professora e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Análise do Comportamento Aplicada, em Transtorno do Espectro Autista e em Educação Inclusiva, Ariadna Delazeri aborda o Autismo. Ela explicará sobre o transtorno de neurodesenvolvimento e seus três níveis, bem como quais são os fatores de risco, os sinais mais significativos e os alertas, além da importância do diagnóstico precoce, os mitos e como os professores podem auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes com o diagnóstico.
Já no mês de outubro, no dia 3, a educadora e mestre em Relações Étnico-Raciais, Lavini Castro, trará reflexões sobre a garantia do direito à educação para todos, os motivos da necessidade de leis para isso e sobre a história do movimento negro. No dia 17, será a vez de debater as questões de gênero com a historiadora, mestre em Sociologia e doutora em História, Letícia Schneider Ferreira. A professora falará sobre a relevância da abordagem de gênero e sexualidade na escola como um local de exercício de respeito às diferenças, para que a instituição seja um espaço de acolhimento e escuta, pronta para combater casos de violência e intolerância. Ambas as palestras ocorrerão em ambiente virtual.
A capacitação é exclusiva aos educadores do município. Informações adicionais podem ser obtidas com o Sesc Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3452-6103.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Fonte:Moglia Comunicação Empresarial
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves