Em parceria com o SESI/RS, na última segunda-feira (12), um grupo de professores das Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Especial participou da formação. Intitulado “Fablearn e Maker – Tecnologias, Criação e Aprendizado”, a atividade apresentou os conceitos, práticas e vantagens que caracterizam esta cultura. Em agosto participarão os gestores das Escolas Municipais Infantis.
O curso conta com 20 horas/aula, sendo presenciais e EaD e ocorre na cidade de Farroupilha. As vivências apresentam recursos que qualificam a relação dos estudantes e professores com a tecnologia, desenvolvendo habilidades para o mundo do trabalho.
Para o próximo semestre está prevista a implantação de 04 salas maker completas em escolas municipais e uma sala referência, que servirá como apoio técnico aos professores e alunos do município.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que “quando pensamos em qualificar os processos que contribuem para a construção de aprendizagens não só significativas, mas também eficazes, não podemos deixar de incluir a cultura maker, que se alicerça na construção de saberes a partir de um ambiente ativo e colaborativo, possibilitando ao aluno partilhar saberes, testar suas ideias, teorias ou hipóteses, ou seja, eles têm a oportunidade de resolver situações-problemas a partir de investigação, pesquisas e testagem.”
O que é o movimento Maker na educação?
É um movimento onde o estudante aprende a aprender de forma estruturada e planejada, utilizando a pesquisa e chegando à solução de problemas, formulando teorias e construindo pressupostos para trilhar um caminho. A base deste movimento é a experimentação, com a utilização de ferramentas, trabalho coletivo, pensamento lógico e crítico, de forma criativa e empática.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21