Na última semana, as experiências da educação em Bento Gonçalves foram apresentadas, na Paraíba, no Encontro Nacional de Educação Financeira – Edição Região Nordeste. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, a assessora pedagógica da SMED, Carla Carvalho Carlesso, e as professoras da EMEFE Caminhos do Aprender e da EMEF General Rondon, Elisa Ariotti e Tatiana Augusta Cristofoli, respectivamente. O evento tem, entre outros objetivos, apresentar as boas práticas pedagógicas que acontecem nas escolas onde são tratados temas de Educação Financeira e Sustentabilidade.
No encontro foram discutidos e apresentados temas como Educação Empreendedora a partir da Primeira Infância, alfabetização financeira e a interdisciplinariedade, e mudanças de comportamento e desafios da educação e na formação.
E Bento Gonçalves conta com cases inovadores como na EMEF General Rondon. A professora Tatiana Augusta Cristofoli participou do eixo Educação Financeira: Primeira infância, EJA e inclusão. No educandário, foi aplicado o jogo Piquenique com as turmas de Educação Infantil – Jardim B. A proposta foi adaptada para a turma da Educação Infantil, no contexto do projeto “Cuidando de Mim, do Outro e do Ambiente”. Toda a proposta foi pensada de forma lúdica, apresentando para as crianças conceitos como economia doméstica, tomada de decisão e gerenciamento de orçamento financeiro. Foram criados espaços brincantes, onde as crianças vivenciaram inúmeros desafios.
No contexto das particularidades da classe de surdos, a EMEFE Caminhos do Aprender realizou ações através da utilização dos jogos que envolveram alunos, professores e as famílias. O trabalho desenvolvido serve de inspiração e fortalece a inserção desse tema em todos os contextos curriculares, desde o planejamento pedagógico e incluindo o uso do “Piquenique” em LIBRAS.
A inovação nas atividades apresentadas pela professora Tatiane, adaptando o tema Educação Financeira, para a Pré-Escola, e a professora Elisa para a classe de surdos, em LIBRAS, dentre muitas outras atividades realizadas nos educandários, oportunizou a participação das profissionais no evento.
A assessora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Carla Carvalho Carlesso, participou do eixo “Mobilização e Engajamento”. Ela pontuou sobre as atividades desenvolvidas como “os projetos de sustentabilidade e de como contemplam a Educação Financeira. Da parceria e acompanhamento do IBS nas questões que envolvem a Educação Financeira, e sobre as formações que ocorrem no CMAPA – Centro Municipal de Apoio Pedagógico e Avaliação, que contribui para as ações na sala de aula, desde a Educação Infantil até os Anos Finais”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi expressa a importância de participar, debater e explanar sobre o trabalho realizado na rede pública de ensino de Bento Gonçalves. “Para nós é um orgulho sermos convidados a apresentar o trabalho que é realizado com estudos, planejamento, dedicação em nossas escolas, buscando formar cidadãos sustentáveis, em seu tripé social, ambiental e financeiro. Estivemos com representantes da educação de todo o Brasil e tivemos o privilégio de mostrar o que a educação municipal de Bento Gonçalves faz. São atividades e projetos que iniciaram com os pequenos, mas que terão um grande impacto na vida destes alunos, suas famílias e a sociedade como um todo”.
Ainda, Adriane reforça sobre o compromisso da Educação. “Estávamos no Nordeste do Brasil, com diferentes pessoas e culturas, mas todos com um mesmo objetivo: mostrar que, para termos um mundo melhor, precisamos trabalhar conjuntamente e com isso, reitero que a educação é o caminho oportunizando possibilidade para a formação de pessoas mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida”.
A equipe da SMED foi acompanhar o trabalho relacionado a Educação Financeira e Sustentabilidade no município de Cabaceiras (PB) em mais um momento de aprendizagem e trocas de experiências. Cabaceiras é conhecida como a “Roliude Nordestina” por sediar a gravação de filmes e séries, como “O Auto da Compadecida”, entre outros.
Em abril, Bento Gonçalves sediou o Encontro Nacional de Educação Financeira – Etapa Sul. A rede pública de ensino utiliza em suas práticas pedagógicas, como visto, os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, contemplando alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.
A viagem não teve custos para o município.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves