Para dar início a uma dinâmica de encontros que ocorrerão ao longo do mês de janeiro, o governador Eduardo Leite reuniu, na manhã desta terça-feira (8/1), no Palácio Piratini, deputados da base aliada e coordenadores de bancada para uma rodada de chimarrão. O encontro contou com a presença de 18 deputados de 13 bancadas, além da equipe técnica do Executivo envolvida na elaboração dos projetos da Reforma RS.
Depois de agradecer a disposição dos parlamentares ao terem enfrentado temas necessários ao avanço e ao desenvolvimento do Estado, como a privatização de estatais, a modernização do Código Ambiental, a aprovação de uma lei orçamentária sem reajustes e da Reforma da Previdência, Leite reforçou a disposição do Executivo em esclarecer dúvidas a respeito dos projetos da Reforma RS.
“Ouvimos dos próprios deputados que havia necessidade de maior entendimento do que estamos propondo. 2019 foi um ano de muita produção, e tenho convicção e confiança de que, ao abrir essa agenda de diálogo, será possível que todos entendam e discutam melhor as demais propostas do pacote”, ponderou Leite.
Nas próximas semanas, serão realizados encontros entre os deputados, os coordenadores das bancadas e as equipes técnicas do Executivo, com a participação dos secretários que as lideram. O objetivo das reuniões é esclarecer dúvidas e identificar pontos que, na visão dos parlamentares, demandem alterações, a fim de criar a condição para que as questões sejam levadas à votação em sessão extraordinária ainda no mês de janeiro.
Além disso, considerando o reajuste de 12,84% no piso do magistério estabelecido pelo governo federal, Leite determinou que as equipes técnicas refaçam cálculos e simulem cenários para promover alterações nos projetos. “Estamos trabalhando nisso e apresentaremos as alterações possíveis à Assembleia Legislativa”, garantiu o governador.
Os secretários Leany Lemos (Planejamento, Orçamento e Gestão), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica) estiveram presentes no encontro, assim com o vice-governador e secretário da Segurança Pública Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom
Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor