Visando possibilitar a destinação correta de equipamentos eletrônicos, Carlos Barbosa conta com o Ecoponto Municipal. Quando despejados em vias públicas e terrenos baldios, estes materiais podem ocasionar diversos problemas para a população, além de contaminar o meio ambiente com substâncias nocivas, que são altamente prejudiciais à saúde humana, de animais e plantas.
Assim, a Administração Municipal disponibiliza para a comunidade um espaço, localizado na antiga garagem do prédio da Prefeitura, para descarte de computadores, impressoras, celulares, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, geladeiras, freezers, máquinas de lavar roupas, ar-condicionado, e aparelhos menores, como, batedeira, liquidificador e ferro de passar. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Até novembro deste ano, mais de 28 toneladas de eletrônicos foram descartadas no local, mais do que o dobro entregue no ano de 2017, que totalizou 13 toneladas. E ainda, o Chefe de Ações Ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Ernesto Fabrin, estima que ao somar os números relativos ao mês de dezembro, a quantidade de eletrônicos coletados em 2018 deve ser superior a 30 toneladas.
Além disso, Fabrin ressalta que o Ecoponto Municipal não recebe pilhas, cartuchos, tôner, latas de tintas, pneus e lâmpadas, tendo em vista que estes materiais precisam ser deixados no local onde foi efetuada a compra, de acordo com legislação federal. Dúvidas sobre o Ecoponto Municipal podem ser esclarecidas através do 3461-8877, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Texto e foto: Thais Cristina Formentini/Município de Carlos Barbosa
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor