Visando possibilitar a destinação correta de equipamentos eletrônicos, Carlos Barbosa conta com o Ecoponto Municipal. Quando despejados em vias públicas e terrenos baldios, estes materiais podem ocasionar diversos problemas para a população, além de contaminar o meio ambiente com substâncias nocivas, que são altamente prejudiciais à saúde humana, de animais e plantas.
Assim, a Administração Municipal disponibiliza para a comunidade um espaço, localizado na antiga garagem do prédio da Prefeitura, para descarte de computadores, impressoras, celulares, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, geladeiras, freezers, máquinas de lavar roupas, ar-condicionado, e aparelhos menores, como, batedeira, liquidificador e ferro de passar. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Até novembro deste ano, mais de 28 toneladas de eletrônicos foram descartadas no local, mais do que o dobro entregue no ano de 2017, que totalizou 13 toneladas. E ainda, o Chefe de Ações Ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Ernesto Fabrin, estima que ao somar os números relativos ao mês de dezembro, a quantidade de eletrônicos coletados em 2018 deve ser superior a 30 toneladas.
Além disso, Fabrin ressalta que o Ecoponto Municipal não recebe pilhas, cartuchos, tôner, latas de tintas, pneus e lâmpadas, tendo em vista que estes materiais precisam ser deixados no local onde foi efetuada a compra, de acordo com legislação federal. Dúvidas sobre o Ecoponto Municipal podem ser esclarecidas através do 3461-8877, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Texto e foto: Thais Cristina Formentini/Município de Carlos Barbosa
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone