Apesar de iniciar e encerrar 2019 em queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 5% no ano passado, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de que no acumulado dos últimos 12 meses, a atividade econômica local fecharia no azul. O comércio e os serviços apresentaram os melhores resultados do período, crescendo 11,5% e 10,3%, respectivamente. A indústria manteve-se estável, com índice de 0,1% de alta apenas. Estes e outros números do desempenho foram divulgados nesta terça-feira (4), na CIC, pelas duas entidades empresariais.
Ao comentar o desempenho da indústria, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias lembrou que, para fins de comparação, 2018 foi um ano muito bom, e que havia a tendência de queda em 2019, gerando o nível de estabilidade verificado pelo setor. As incertezas do mercado geradas pelo clima político interno podem ter afetado o resultado, de acordo com o economista. Ele disse ainda esperar um ano de números positivos para 2020, caso o coronavírus seja rapidamente controlado e não haja nenhum outro episódio que interfira no desempenho da economia.
Mercado de trabalho
O ano de 2019 se encerrou com um total de 163.179 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a criação de 100 vagas, o que representa 0,1% a mais do que em 2018. Os serviços foram o setor com melhor desempenho, com alta de 1,2% no volume de empregos. Nos últimos 12 meses foram abertos 756 postos de trabalho nos serviços de Caxias do Sul.
Comércio Internacional
Outro dado apresentado pela CIC foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 17,3%, enquanto as importações cresceram 9,4% em 2019. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse uma queda de 39,9% no ano passado. Em 2019, os principais destinos das exportações caxienses foram Chile, Estados Unidos, México, Argentina e China. E os principais países de origem das importações foram China, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Suécia e Índia.
Também participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo, o vice-presidente da CDL, Lucas Magnani, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES