País fica atrás apenas da China e do Reino Unido em percentual de compras de rótulos pelos canais online. Preço, comodidade e logística estão entre os motivos para o sucesso da plataforma
O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafas comercializadas via web, ficando atrás apenas da China e do Reino Unido. Além da facilidade de receber os rótulos em casa, os dados da empresa especializada em marketing de vinho Wine Inteligence apontam que os fatores preço e variedade estão atraindo cada vez os consumidores para esta plataforma. Outros motivos que explicam a posição brasileira no ranking são os altos custos logísticos e tributários que envolvem a comercialização do produto pelos canais tradicionais, a entrada de novos consumidores no mundo do vinho e a falta de informações sobre os produtos e a atuação de importantes players no país.
Atenta a este crescimento, a 2ª Wine South America, principal feira profissional de vinhos da América Latina, que ocorre na próxima semana, de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunirá os dois maiores e-comerce de vinhos do Brasil, a Wine.com.br e a Evino.com.br, na mesa redonda Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com as participações de Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br). O painel será no dia 26 (quinta-feira), no espaço Wine Conference, e terá mediação de Diego Bertolini, gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil.
“Um em cada quatro consumidores já faz suas compras de vinho pela Internet no Brasil. Queremos mostrar as possibilidades e apresentar estes cases de sucesso para o público qualificado que estará na feira, além de poder conhecer as novidades destas plataformas”, adianta o diretor da Wine South America, Marcos Milanez.
Durante os três dias de feira, os mais de 6 mil visitantes esperados, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola terão a oportunidade de conhecer 300 marcas expositoras e participar também de degustações, masterclasses e conferências.
Importância do e-commerce no mercado brasileiro
– Existem mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, dos quais 1,7 milhão faz compras regulares pela Internet. As vendas online cresceram 40% no último levantamento da empresa de marketing Wine Intelligence.
– O perfil do comprador online é jovem, com maior disposição a provar novidades, renda elevada e consome vinhos mais regularmente em comparação com demais públicos mais regularmente do que o público médio.
– As fontes de informação mais utilizadas pelo consumidor online são aplicativos de vinho, sites de e-commerce e de produtores de vinho.
Sobre a Wine South America
Maior feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano.
Em 2019, o evento contará com 300 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Doze países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Líbano, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio.
SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos para feira e para o espaço Wine Tasting: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul
Foto: Dandy Marchetti/Ibravin
Fonte: Assessoria de imprensa Wine South America
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária
Secretaria da Agricultura finaliza terceira visita nas propriedades do raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Investimentos de cerca de R$ 30 milhões melhoram ambiente escolar e qualidade do ensino na região de da 16ª CRE