Nesta terça-feira (29), ocorreu Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), em Bento Gonçalves, o encerramento da capacitação “Aperfeiçoamento de Profissionais de Apoio Escolar” com o tema “Atribuições, princípios éticos e responsabilidades”, para os 120 auxiliares de educação e monitores da rede pública de ensino. O encontro foi ministrado pelas professoras do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) Graciela Tramontina Poletto e Karina Delai Celant e contou com a participação da enfermeira Alexandra Cátia Lange Morandi, e da fisioterapeuta Suzana Sacilotto, que explanaram sobre manejos e cuidados no dia a dia da escola.
Durante a capacitação, também foram discutidas estratégias de abordagem humanizada, pautadas na empatia, no respeito e na ética promovendo um cuidado responsável e afetuoso. Ressaltou-se a importância da parceria entre a família e a escola no processo educativo e no cuidado integral das crianças.
De acordo com Karina, “a capacitação também se consolidou como um importante momento de escuta e troca de experiências entre os participantes, favorecendo o compartilhamento de vivências, saberes e reflexões que fortalecem o compromisso coletivo com uma educação mais acolhedora, segura e inclusiva”, destaca.
No dia 24 de julho, o Setor de Nutrição ministrou a capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, para, aproximadamente, 50 merendeiras. Os conteúdos abordados foram Contaminantes Alimentares e riscos associados; Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA); Manipuladores – hábitos e cuidados higienico-sanitáios; Manipulação, conservação, armazenamento e exposição de alimentos; Documentação e Registros; Controle integrado de pragas; estrutura física das áreas de manipulação, produção e armazenamento; entre outros.
Desde 21 de julho, a Secretaria de Educação vem proporcionando a jornada formativa durante o recesso escolar. Na semana passada, mais de 800 professores participaram de oficinas de qualificação em parceria com o Instituto Brasil Solidário e a Editora Moderna. Desde Jornal Escolar até Inteligência Artificial, de Música a Educação Financeira, criar um Livro Ilustrado a Psicomotricidade, foram mais de 16 temas: propostas que ampliam o escopo da aprendizagem e criam novas possibilidades de trabalhar em sala de aula, tudo conforme as necessidades dos professores.
O recesso escolar vai até 1º de agosto, com retorno às aulas no dia 04 de agosto de 2025.
APÓS ACIDENTE, HOMEM É PRESO COM DROGAS E MOTO COM SINAIS ADULTERADOS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM É PRESO APÓS TENTAR MATAR COMPANHEIRA A MARTELADAS, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS COM ARMA DE FOGO, EM SERAFINA CORRÊA