As atividades educativas tiveram por objetivo orientar a comunidade acerca dos cuidados para garantir um trânsito seguro
Maio foi o mês do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com base nisso, contemplando o Maio Amarelo, a Secretaria de Segurança (SEMSEG), através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), realizou ações de fiscalização e educativas para conscientizar os motoristas no município, além de palestras em empresas e escolas infantis.
As equipes trabalharam em ações com escolas do município. Uma das atividades aconteceu na Av. São Roque, em frente a igreja, e a outra na rua Carlos Dreher Neto, além de uma blitz educativa nas ruas Júlio de Castilhos, travessa com a 13 de Maio.
Um dos destaques foram os encontros educativos junto da EMI Mamãe Coruja, com atividades que complementaram o projeto Pequenos Agentes. Na ocasião foram trabalhados temas referentes aos meios de transporte, musicalidade, ludicidade e movimento. Num segundo encontro, realizado na escolinha, os agentes trabalharam com os semáforos, cores e suas funcionalidades nas vias. Para a atividade foi confeccionado um mini semáforo com material reciclado.
Em outra ação foi colocada uma faixa com uma frase educativa num trecho do bairro Cidade Alta, junto a um local com grande fluxo de motoristas, ciclistas e pedestres. Também foram feitas palestras remotas com alunos que estão fazendo a primeira habilitação.
A agente do DMT Luciana Soccol comenta que “cada atividade realizada tem um significado especial, e, especialmente, quando trabalhamos com as crianças, notamos que cada ensinamento fará toda a diferença para quando forem adultos. As regras do trânsito precisam ser seguidas desde cedo, e é essa mensagem que deixamos em nossas ações”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destaca que “os nossos agentes realizam diariamente um trabalho de excelência e essas ações do Maio Amarelo também são muito importantes. O recado que sempre deixo é que precisamos urgentemente mudar nosso comportamento no trânsito. Para diminuirmos os números de acidentes, temos que nos educar para o trânsito e cumprir suas normas, assim teremos uma convivência mais racional e civilizada”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves