Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus; serão diversas celebrações, bem como, a disposição da Catedral, que estará aberta para oração pessoal
A Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila se prepara para celebrar, com intensidade, o Tríduo Pascal, na Semana Santa, entre os dias 28 e 30 de março de 2024, concluindo com o Domingo de Páscoa, dia 31. Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Nesta sexta-feira, 22 de março, a partir das 19h, acontece a Celebração Penitencial seguida das confissões individuais para os fiéis que desejarem receber o Sacramento da Reconciliação.
Na quinta-feira, dia 28 de março, quando se faz memória instituição da Eucaristia e do sacerdócio, a Catedral estará aberta durante todo o dia, mas não haverá Missas ao meio-dia, 16h e 19h, somente às 20h, a Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Esta celebração, com o rito do lava-pés, também é marcada, ao final, pela transladação do Santíssimo, isto é, a procissão da Eucaristia e sua colocação em outro espaço, para adoração, para lembrar a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras. No caso da Catedral, a vigília eucarística será realizada no Espaço Mater Dei, anexo ao Jardim de Maria. Para a Missa da Ceia do Senhor, foi estendido um importante convite para as famílias da Catequese, para que tragam flores que serão colocadas junto ao Santíssimo Sacramento, durante a adoração.
Já a Sexta-feira Santa, 29 de março, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra a Missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão. Na Catedral, a Via Sacra será realizada às 09h, no interior da igreja e durante toda a manhã haverá Confissões. Às 14h tem início a celebração da Paixão, presidida por Dom José Gislon. Na sequência, às 15h, acontece a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais.
Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino, São Leonardo Murialdo e São Pio X se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral e seguem pela avenida Júlio de Castilhos até a rua Do Guia Lopes; no entroncamento da rua Do Guia Lopes com a rua Sinimbu, acontece o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor.
Após o encontro, todo o povo retorna pela rua Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José e a oração sobre o povo. A celebração e a procissão serão transmitidas pelas rádios Mãe de Deus – FM 107,9, Miriam Caravaggio – FM 95,7 e Tua Rádio São Francisco – AM 560 e FM 79.9, além do Facebook da Catedral e da Diocese de Caxias.
O Sábado Santo, 30 de março, será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal e do canto do “Exultet” que é a Proclamação da Páscoa. Na Catedral Diocesana, a Missa será às 19h, também presidida por Dom José Gislon. E o Domingo de Páscoa, 31 de março, terá celebrações às 09h, 11h e 19h, na Catedral.
Ao meio-dia do domingo de Páscoa, o bispo diocesano, Dom José Gislon, fará a tradicional bênção de Páscoa às famílias. A oração será transmitida por uma rede de mais de 20 emissoras de rádio e canais de TV, além das redes sociais da Diocese de Caxias do Sul.
“Queremos, como povo de Deus, a caminho da Casa do Pai, viver toda riqueza espiritual deste Tempo, celebrando os acontecimentos que tocaram a vida do Senhor Jesus e também o amor, a compaixão e a misericórdia de Deus, que tocam o nosso coração, a nossa vida e nossa caminhada de fé”, pontua Dom José Gislon.
Fonte: Felipe Michelon Padilha |Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves