Na celebração, que é preparada pela Pastoral da Pessoa Idosa da Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, os avós e idosos são convidados para receberem a bênção sacramental da saúde
Com o tema “Na velhice não me abandones” (cf. Sl 71,9), a Igreja Católica em todo o mundo celebra no domingo, 28 de julho, a 4ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, realizada no domingo mais próximo ao dia 26 de julho, quando se faz memória de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. A proposta foi instutuída pelo Papa Francisco e, neste ano de preparação para o Jubileu, o objetivo é destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte.
Na Igreja Católica no Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa dinamiza a organização da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos. No âmbito da Diocese de Caxias do Sul, diversas são as paróquias e comunidades que irão realizar, nestes dias, celebrações e momentos de oração e confraternização para recordar a data.
Na Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, está programada a Missa às 11h do domingo, 28 de julho. A celebração, preparada pela Pastoral da Pessoa Idosa da Catedral, será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon. Ao final, os avós e idosos irão receber a bênção sacramental da saúde.
A Penitenciaria Apostólica do Vaticano publicou um decreto no qual concede indulgência plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no dia 28 de julho. A indulgência plenária será concedida sob as condições de – confissão sacramental; comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice -, aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem no dia 28 de julho, nos vários serviços que se realizam em todo o mundo.
A Penitenciária recorda que a indulgência plenária pode também ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório. Além disso, a indulgência também é concedida “aos fiéis que dedicarem côngruo tempo para visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.
O Tribunal da Misericórdia também assegurou a indulgência plenária, mediante a intenção de cumprir assim que possível as três condições, a todos os idosos doentes e pessoas impossibilitadas de sair de casa e “unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.
Por fim, a Penitenciaria pediu aos sacerdotes, “munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”.
Fonte: Felipe Michelon Padilha | Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21