Dom José Gislon – É preciso confiar na misericórdia do Pai

“A misericórdia de Deus é o poder divino que conserva, protege e dá novo sentido à nossa vida, porque ela vai além da justiça humana, que se resume no castigo e na morte do pecador; não podemos esquecer que a misericórdia é a expressão do amor de Deus”

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Estamos vivendo o sagrado Tempo da Quaresma, no qual a Igreja nos convida a percorrer um caminho de conversão, marcado pela oração, pelo jejum e pela caridade. Podemos dizer que é um tempo para fazer resplandecer com mais intensidade, através das nossas atitudes, a graça da misericórdia de Deus.

No caminho de preparação para a celebração da Páscoa do Senhor Jesus, estamos iniciando a quarta semana do tempo da quaresmal. Que passos conseguimos dar nesse caminho espiritual de preparação interior? Porque pode acontecer que sobrecarregados pelos compromissos do dia a dia ainda não encontramos tempo para refletir sobre a nossa vida espiritual e a nossa preparação para a celebração da Festa da Páscoa do Senhor Jesus. Essa preparação requer um olhar para dentro de nós mesmos, só assim podemos tomar consciência das sombras e trevas que envolvem a nossa vida e fazermos uma preparação espiritual para acolhermos a Luz de Deus, que ilumina a nossa vida e o nosso caminho de “peregrinos de esperança”.

Por isso é importante termos presente a misericórdia e a justiça de Deus. Sem essa confiança na sua misericórdia e na sua justiça corremos o risco de ser filhos pródigos, cansados e prostrados pelo peso das nossas fragilidades, e que já esqueceram o caminho para voltar à casa do Pai. Percorrer o caminho que nos leva de volta à casa do Pai pode ser difícil, porque temos que deixar de lado o nosso orgulho e o nosso egoísmo para dar lugar à humildade. Humildade que nos leva a pedir perdão dos nossos erros, mas também nos aproxima do abraço da ternura e da misericórdia Pai, que nos acolhe com festa em sua casa.

A misericórdia de Deus é o poder divino que conserva, protege e dá novo sentido à nossa vida, porque ela vai além da justiça humana, que se resume no castigo e na morte do pecador. Não podemos esquecer que a misericórdia é a expressão do amor de Deus por cada um de nós, por isso ela defende a vida e tem o poder de restabelecer a nossa relação com Deus destruída pelo pecado.

Quaresma é tempo de passagem, como nos lembra o texto do livro de Josué (Js 5,9a.10-12). A passagem do êxodo, entre a escravidão no Egito e a liberdade na terra prometida. O fim e o início de uma nova página na história do povo de Israel, mas também o início de uma nova vida para cada um de nós, se deixarmos a misericórdia de Deus tocar o nosso coração.

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Diocese de Caxias do Sul