“A nossa Igreja Diocesana de Caxias do Sul rende graças a Deus e manifesta a sua gratidão ao Papa Leão XIV pelo seu ‘sim’. Elevamos a Deus nossas preces para que o Santo Padre Leão XIV, possa guiar com firmeza, ternura e sabedoria a Igreja”
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! No dia 07 de maio teve início o Conclave para a escolha do novo Papa, que iria suceder o Papa Francisco na Cátedra de Pedro, na Igreja de Roma. Como Igreja, comunidade de fé, rezamos pedindo ao Espírito Santo que iluminasse os Cardeais reunidos em Conclave, para que escolhessem um pastor comprometido com a missão da Igreja, mas também sensível às necessidades atuais do povo de Deus a caminho, provado por realidades que ferem a vida na sua dignidade humana e divina.
Juntos vivemos a expectativa da escolha do novo Papa. Mais uma vez, o resultado do Conclave surpreendeu a todos. Surpreendeu e confirmou que a escolha do Papa não pode ser feita na base de simpatias ou de influências impostas por certos grupos, mas tendo presente a missão da Igreja, que é anunciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta missão, a Igreja deve ser profética e missionária, anunciar a Boa Nova e denunciar as injustiças que impedem a realização do Reino de Deus.
Para governar a Igreja Católica e Apostólica Romana, os cardeais no Conclave elegeram um Papa que nasceu nos Estados Unidos da América e lá iniciou sua formação acadêmica e seminarística, na Ordem de Santo Agostinho. Mas traz no seu currículo uma larga experiência missionária, como sacerdote e Bispo, na realidade da América do Sul, mais precisamente no Peru. E as surpresas do Espírito Santo não param por aí, pois ele também é o primeiro Papa americano.
O novo Papa nos surpreendeu ao escolher o nome de Leão XIV, mas a escolha não foi por acaso. Ela evoca o grande Papa Leão XIII, que assumiu a Cátedra de Pedro em 1878 e governou a Igreja até 1903, sendo um dos pontificados mais longo da história da Igreja. O seu pontificado foi protagonista num período marcante da realidade social da Europa, no final do século XIX. Um período marcado pela revolução industrial e o caos social, que levou milhões de pessoas a imigrarem para outros países, em busca de melhores condições de vida, fugindo da pobreza e das incertezas em relação ao futuro. Foi durante o Pontificado do Papa Leão XIII que a primeira Encíclica Social da Igreja, a “Rerum Novarum”, foi publicada, em 1891.
A nossa Igreja Diocesana de Caxias do Sul rende graças a Deus e manifesta a sua gratidão ao Papa Leão XIV pelo seu “sim”. Em comunidade, elevamos a Deus nossas preces para que o Santo Padre Leão XIV, amparado pelo amor de Cristo e iluminado pelo Espírito Santo, sob a proteção materna da Santíssima Virgem Maria, possa guiar com firmeza, ternura e sabedoria a Igreja, corpo místico de Cristo e povo de Deus a caminho da casa do Pai.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Esportivo estreia na Série A-2 do Campeonato Gaúcho
Visitas ao Zoológico da UCS são suspensas temporariamente a partir deste sábado, dia 17
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações