“No caminho da história, foi Deus quem sempre deu o primeiro passo, com a sua Palavra e a sua obra para julgar e salvar, para revelar-se e conduzir a humanidade à liberdade e à vida plena e perfeita. Ele sempre esteve presente na história”
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste último domingo do mês de setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia Nacional da Bíblia. Creio que é importante lembrar aos irmãos e irmãs, na camihada de fé, a importância da Palavra de Deus no processo de evangelização, na missão da Igreja e na nossa vida. Através da sua palavra, Deus criou e governa o mundo, e, ao mesmo tempo, escolheu e educou um povo. Jesus é a própria palavra de Deus – o “Verbo” –, mandada ao mundo para revelar a vontade do Pai e doar aos homens a adoção de filhos.
É bonito poder celebrar a presença e a força da Palavra de Deus, que orienta a nossa vida de fé e a vida da comunidade, que sabe colocar-se à escuta do Senhor, através da sua Palavra. Mas ouvir por ouvir a Palavra de Deus, muda pouca coisa na nossa vida de cristãos. Precisamos da coragem de perguntar: O que ela diz para a minha vida? O que o Senhor Jesus quer de mim? Abrir o coração para colocar-se na escuta de Deus é um grande passo e uma grande oportunidade que ele nos oferece, para começarmos a percorrer um caminho de discípulos, que querem estar próximo do Senhor, através da sua Palavra, encarnada e testemunhada na nossa vida de fé, comprometida com os valores do Reino anunciado por Jesus. Através da Palavra, Deus fala ao nosso coração de filhos e filhas. Através da oração na Palavra, podemos percorrer o caminho do encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele quer tocar o nosso coração e nos falar do amor e da misericórdia do Pai.
A Palavra de Deus também age no mundo através do anúncio, para a salvação de quem a acolhe com fé, a ela se confia e a pratica. Por isso, são bem-aventurados aqueles que a escutam, a guardam no coração e por ela conduzem a vida de fé, na comunhão com o Senhor e com os irmãos, na vida da comunidade.
Na exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco recorda que “toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte de evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra… A Palavra de Deus ouvida e celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos e os torna capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida diária… A Palavra proclamada, viva e eficaz, prepara a recepção do Sacramento e, no Sacramento, essa Palavra alcança a sua máxima eficácia” (EG 174).
No caminho da história, foi Deus quem sempre deu o primeiro passo, com a sua Palavra e a sua obra para julgar e salvar, para revelar-se e conduzir a humanidade à liberdade e à vida plena e perfeita. Ele sempre esteve presente na história, para manifestar o seu amor e a sua verdade, e para inaugurar o seu Reino e a sua obra de salvação. Para escutar a sua palavra criou o homem, convidando-o também para colaborar no projeto divino de salvação, com a sua liberdade e com o seu compromisso de fé e vida.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21