Pelo menos 70% dos idosos brasileiros possui alguma doença crônica, que é responsável por mais de dois terços das mortes no país. O dado é do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil) realizado pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz).
Segundo a pesquisa, o acúmulo de hábitos não saudáveis é o grande vilão da qualidade de vida na terceira idade. O estudo também revelou que destes 70 %, 40% tem ao menos uma doença crônica e 29,8% possui duas ou mais.
Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar a reverter este quadro. Referente a exercícios, o medo é um dos motivos que impedem a prática. 85% da população com 50 anos ou mais vivem em áreas urbanas e 43% dos idosos acompanhados pelo estudo disseram ter medo de cair na rua.
As doenças crônicas são responsáveis por mais de dois terços das mortes de idosos no país. No Brasil, há atualmente 29,3 milhões deles. Em 2030, o número deve ultrapassar o de crianças e adolescentes.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves