O longa revela o impacto histórico que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de diferentes realidades de todo país tiveram através da educação. O projeto segue expandindo e já alcançou escolas dos 26 estados brasileiros
O documentário Virando o Jogo, obra audiovisual que celebra os 25 anos do Instituto Brasil Solidário (IBS), chega a Bento Gonçalves (RS) no próximo dia 08 de setembro, com exibição gratuita na Fundação Casa das Artes. O longa mostra o impacto social do projeto “Jogar e Aprender”, destacando como a Educação Financeira transforma comunidades em diferentes realidades do país.
O documentário está sendo exibido nos Estados destaque do projeto, com sessões voltadas aos educadores, gestores e apoiadores do projeto. Após a exibição, a equipe do Instituto Brasil Solidário também estará disponível para conduzir uma roda de conversa com os educadores, gestores e parceiros presentes, aprofundando os temas debatidos no longa e fortalecendo a troca de experiências.
Para Luís Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o que está em destaque é a potência da educação como agente de mudança em todo o país.
“Quando o conhecimento chega de forma viva, conectada com a realidade das pessoas, ele não apenas ensina — ele transforma. Desperta sonhos, fortalece identidades e cria caminhos reais para que comunidades inteiras possam reescrever suas histórias. Ver esse documentário ganhando novas telas, novos públicos e novos territórios é a prova de que essa mensagem toca fundo. Não celebramos apenas uma trajetória de 25 anos, mas acendemos uma nova etapa de inspiração, capaz de ampliar ainda mais o alcance desse impacto positivo para o Brasil que queremos construir”, afirma Salvatore.
Além da experiência no cinema, o projeto se estende para dentro da sala de aula. No site oficial do documentário, os educadores terão acesso a planos de aula estruturados com base nas atividades apresentadas no filme, incluindo sugestões práticas de aplicação, orientações metodológicas e materiais de apoio, todos alinhados às propostas de Educação Financeira e Educação Ambiental desenvolvidas pelo Instituto com os jogos educativos. Esses materiais poderão ser aplicados diretamente nas escolas, com apoio dos jogos educativos do Instituto e conteúdos complementares.
O filme conta com o apoio da Aliança pela Educação, formada pelas instituições Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
Ação no RS
No Rio Grande do Sul, a iniciativa já representa ações multiplicadas em 173 municípios, alcançando 14,27% dos alunos de toda a rede pública do estado. Entre os municípios, Bento Gonçalves é um destaque nacional do projeto, com atividades implementadas em todas as escolas da rede pública municipal. O projeto segue expandindo e mantém vagas abertas para a adesão de novos municípios.
Nas escolas gaúchas, as ações já atingem uma sólida rede de multiplicadores, que vem promovendo iniciativas inovadoras e inclusivas. Essas histórias, são retratadas no documentário. Em Bento Gonçalves, o projeto vem sendo trabalhado desde as turmas da educação infantil, a pedido dos próprios educadores, que se encantaram com a proposta e buscaram adequar as atividades para contemplar todos os anos escolares.
Do aprendizado sobre poupar, economizar e investir nas cartinhas dos jogos, nasceu uma prática concreta de empreendedorismo: uma turma do 9º ano conseguiu realizar
o sonho da festa de formatura sem gerar gastos para os familiares. A ideia inspirou o projeto “Matemática Financeira em Prática”, mobilizado pela educadora Elisa Ariotti, que junto com os estudantes organizou uma venda de chaveirinhos e aromatizadores de ambientes, arrecadando 3 mil reais revertidos na festa do 9º ano. Confira no vídeo: https://youtu.be/Wa1QFnTI_L4
As ações coletivas e inclusivas também foram abraçadas pelos educadores da EMEF Especial Caminhos do Aprender, que participaram da formação e levaram as atividades para as turmas de alunos surdos. A proposta foi adaptada à língua de sinais Libras, aproveitando o material já disponibilizado com acessibilidade na plataforma EaD de Educação Financeira. A escola também foi parceira direta na adaptação da nova versão do jogo educativo, contribuindo para a inclusão de um QR Code com tradução em Libras. (Assista aqui: https://youtu.be/B-yR-bDfb3Y)
O documentário evidencia como os jogos educativos de tabuleiro e cartas transformam a realidade de alunos, professores e comunidades inteiras, promovendo transversalmente a Educação Financeira aliada a temas como sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e inovação pedagógica. Mais do que um filme, Virando o Jogo oferece uma experiência educativa completa, já reconhecida por seu alcance nacional e internacional, que conecta a educação a metodologias lúdicas, inovadoras e inclusivas.
Saiba mais:
Trailer oficial: https://youtu.be/Kwh_qxdJRA0?si=WKUCrmn7d39AcGDb
Teaser: Depoimento de educadores: https://youtu.be/Jyl0ge1SXCk
Site oficial do filme: https://www.filmevirandoojogo.com.br
SERVIÇO
• Documentário “Virando o Jogo” – Exibição em Bento Gonçalves (RS)
Data: 08 de setembro
Horário: 19h
Local: Fundação Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves – RS, 95703-200)
Contemplados do CNH Social 2025 tem até sexta (5) para apresentar documentação no Centro de Formação de Condutores
Operação da GCM resulta em prisões e remoções veiculares
Capacitação “Pré-natal e puerpério na Atenção Primária à Saúde” é realizada com foco na Atenção Primária