Filme apresenta o contraste entre a tragédia e a reconstrução promovida por meio do Plano Rio Grande
Com a presença do governador Eduardo Leite, secretários e convidados, a primeira exibição do documentário Todos Nós por Todos Nós foi realizada na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, na terça-feira (29/4). Após a exibição, Leite destacou a importância de registrar o momento histórico vivido pelo Rio Grande do Sul, ressaltando o impacto das enchentes na vida da população e os esforços de reconstrução conduzidos por meio do Plano Rio Grande.
“O documentário é uma forma de termos um documento histórico sobre esse momento difícil para o Estado e trazer um pouco de tantas dimensões do que vivemos. Tem muitas enchentes na mesma enchente, a que tirou casas, a que tirou negócios, a que interrompeu ligações, comunicações, vidas. Tem todo um trabalho em muitas frentes para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Então é importante registrar isso que para nós ficou na alma, mas é importante deixar para aqueles que não vivenciaram como nós”, comentou Leite.

Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), o documentário retrata o contraste entre os momentos da tragédia – com salvamentos e atendimentos realizados para garantir a segurança da população – e os depoimentos de pessoas que viveram e atuaram durante a crise meteorológica. Também são apresentadas as ações de resposta e de reconstrução do Estado, tendo o Plano Rio Grande como norteador.
Para a produção do filme, foram recuperados materiais captados durante os dias das enchentes por profissionais da Secom e de outras secretarias. Além disso, novas entrevistas foram realizadas com pessoas que atuaram nas diversas frentes de atendimento, relembrando e registrando para a posteridade tudo o que foi vivido.

Também na terça-feira ocorreu a primeira exibição aberta ao público. O documentário permanece em cartaz até quinta-feira (1º/5), na Cinemateca Paulo Amorim.
Programação
Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana
- Quarta-feira (30/4)
15h – Sessão aberta ao público - Quinta-feira (1º/5)
19h30 – Sessão aberta ao público
Fonte: Governo RS
Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Primavera dos Museus: neste domingo, Museu do Imigrante, em Bento, está aberto para visitação das 10h às 16h
UCS Bento aproxima possibilidades profissionais de estudantes do ensino médio
Maila Conte, de Bento Gonçalves, foi a única brasileira a conquistar a Medalha de Ouro no InnovaCities com projeto de sustentabilidade