Evento ocorre a partir das 10h, no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. Projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura
Nesta sexta-feira (29), a partir das 10h, ocorre no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, o lançamento do documentário “Padre Júlio – Uma vida dedicada à comunidade”, com direção, pesquisa e roteiro de Luiz Alberto Caprara, coprodução de Dardânia Rigatti e coprodução, captação e edição de Altemir Seibel. Por meio das entrevistas, o espectador vai conhecer uma das figuras mais importantes de Bento Gonçalves, tendo dedicado a sua vida à religião, à cultura italiana e aos produtos naturais.
O padre Júlio Giordani faleceu em maio de 2022, aos 90 anos. Sua trajetória de devoção e de fé junto à comunidade é muito reconhecida por meio de suas ações, além de ser um dos incentivadores dos Gemelagios de Bento com cidades da Itália e foi um dos fundadores da Pastoral da Saúde que distribui chás medicinais.
De acordo com Dardânia Rigatti, a ideia inicial do roteiro era ter o Padre falando de suas vivências, mas com o falecimento dele precisou mudado. “Foi necessário alterar o roteiro e voltamos o documentário para as pessoas que conviveram com ele, contando um pouco sobre as atividades comunitárias em prol de todos”, ressalta.
Diversas pessoas foram entrevistadas, sendo uma delas Sandro Giordani, que hoje cuida do acervo do Padre Júlio no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. O acervo foi entregue pela Padre Volmir Comparin com documentos, fotos, entre outros materiais, devidamente digitalizado, higienizado e organizado.
“Poder imortalizar um pouco da trajetória e memória do padre Júlio é valorizar o trabalho e devoção de quem serviu a Deus e as diversas comunidades por onde passou. Padre Júlio levou união e fé a muita gente, fez muitas amizades e preservou a história de muitos de nossos imigrantes. Foi a ponte de contato com a região do Trento e fiel defensor do gemellaggio entre as cidades da Vallagarina”, destaca Sandro.
Dardânia ainda destaca sobre o desejo do Padre Júlio Giordani de ter registrada a sua vida. “Um dos motivos que nos levou a fazer o documentário envolve a participação do Padre em um velório na qual estava passando em uma tela um vídeo sobre a história do falecido e o Padre chegou na produtora do Altemir Saibel e falou que no dia de seu velório queria um vídeo passando a sua história. Não foi possível cumprir com esse pedido do Padre a tempo, mas agora teremos um material que vai lembrar do seu legado”.
Uma nova data será anunciada para outra exibição no primeiro semestre de 2024. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura.
Serviço
O que: lançamento do documentário “Padre Júlio – Uma vida dedicada à comunidade”
Quando: 29 de dezembro
Horário: 10h
Onde: Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Ficha Técnica
Duração: 30 mim
Produção, captação e edição: Altemir Seibel
Roteiro, pesquisa e direção: Luiz Alberto Caprara
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Card: Divulgação/Projeto “Padre Júlio – Uma vida dedicada à comunidade”
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor