Integrando a programação da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana, nesta sexta-feira, 21, às 19h (Bento Gonçalves/Brasil)/24h (Vêneto/Itália), ocorre a live do documentário Racconti di due Mondi. Viaggio di sola andata per la Mèrica, com a apresentação da diretora Dott.ssa Giorgia Miazzo.
O filme foi lançado oficialmente há dois anos, em Veneza, na Itália, e em comunidades vênetas daquele país, e é fruto do trabalho de pesquisa de Giorgia Miazzo: “tenho muita admiração pelos heróis e heroínas anônimas que tiveram essa coragem e força de buscar uma vida melhor. Os imigrantes forma exemplo de vida por carregarem dentro de si a Cultura da terra-mãe e povoá-la em outro lugar. Neste processo, destaca-se os valores-pilares como a família, a religião e o trabalho que funda a comunidade vêneta em diferentes partes do Brasil. É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades”.
Dessa forma, o documentário aborda aspectos linguísticos, antropológicos e sociológicos, que reflete os quinze anos de pesquisa e dez anos de gravações sobre a língua e diáspora vêneta. O documentário Racconti di due Mondi. Viaggio di sola andata per la Mèrica tem codireção de Gianluca Parise e de Andrea Scopelli e é todo falado em Talian.
E às 20h, ocorre a live sobre o Jogo da Mora. Apresentada por um dos organizadores do evento, Sandro Giordani, um dos jogos símbolos do imigrante italiano que também se pronuncia como A Mora / Mora / Murra / Amora. Registros de sua prática remontam ao Egito Antigo onde, em uma tumba, o falecido é representado como formando um número com os dedos, estendendo o braço. Após se verificou nas prisões da Itália. Hoje, é generalizada em toda a Itália, mas é principalmente na Sardenha que costuma ser jogada.
O estilo praticado em Bento Gonçalves do Jogo da Mora é de origem nortenha, jogado na mesa ou na pipa e tem as seguintes regras:
– Os jogadores precisam adivinhar a soma dos dedos mostrados por eles mesmos, usando apenas uma mão. Geralmente eles balançam o braço duas vezes e no terceiro o esticam apontando para o número com os dedos.
– Grito: Ao esticar o punho com os dedos deve-se gritar um número, entre 2 e 10, no dialeto. * Contagem: Você ganha um ponto toda vez que adivinhar a soma de dedos das duas mãos – GRITANDO “MORA”.
*Propósito: Atingir a pontuação decidida no início do jogo (geralmente próximo à 18).
A mora cantada já é pouco usada, mas ainda lembrada:
Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
*Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
*Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
*joga os dedos * Grita o número
*Se ganha grita “mora”
Se ganha: *Taola retaola – ho fato il punto in taola.
Se perde: *Taola retaola – ho perso il punto in taola.
“Quando criança sempre se acompanhava os pais e tios no salão da comunidade aos domingos. Lá era comum se jogar a mora, bisca e bocha. Com as constantes atividades culturais do Circolo Trentino, a mora surgiu como principal jogo do imigrante. Em 2019 e 2020 foram realizadas oficinas de Mora no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. Para 2021 esperamos realizar alguns encontros para se jogar a mora”, se recorda e projeta atividades para a difusão do Jogo da Mora, Sandro Giordani.
A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: Divulgação/SECUL/7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro