Integrando a programação da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana, nesta sexta-feira, 21, às 19h (Bento Gonçalves/Brasil)/24h (Vêneto/Itália), ocorre a live do documentário Racconti di due Mondi. Viaggio di sola andata per la Mèrica, com a apresentação da diretora Dott.ssa Giorgia Miazzo.
O filme foi lançado oficialmente há dois anos, em Veneza, na Itália, e em comunidades vênetas daquele país, e é fruto do trabalho de pesquisa de Giorgia Miazzo: “tenho muita admiração pelos heróis e heroínas anônimas que tiveram essa coragem e força de buscar uma vida melhor. Os imigrantes forma exemplo de vida por carregarem dentro de si a Cultura da terra-mãe e povoá-la em outro lugar. Neste processo, destaca-se os valores-pilares como a família, a religião e o trabalho que funda a comunidade vêneta em diferentes partes do Brasil. É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades”.
Dessa forma, o documentário aborda aspectos linguísticos, antropológicos e sociológicos, que reflete os quinze anos de pesquisa e dez anos de gravações sobre a língua e diáspora vêneta. O documentário Racconti di due Mondi. Viaggio di sola andata per la Mèrica tem codireção de Gianluca Parise e de Andrea Scopelli e é todo falado em Talian.
E às 20h, ocorre a live sobre o Jogo da Mora. Apresentada por um dos organizadores do evento, Sandro Giordani, um dos jogos símbolos do imigrante italiano que também se pronuncia como A Mora / Mora / Murra / Amora. Registros de sua prática remontam ao Egito Antigo onde, em uma tumba, o falecido é representado como formando um número com os dedos, estendendo o braço. Após se verificou nas prisões da Itália. Hoje, é generalizada em toda a Itália, mas é principalmente na Sardenha que costuma ser jogada.
O estilo praticado em Bento Gonçalves do Jogo da Mora é de origem nortenha, jogado na mesa ou na pipa e tem as seguintes regras:
– Os jogadores precisam adivinhar a soma dos dedos mostrados por eles mesmos, usando apenas uma mão. Geralmente eles balançam o braço duas vezes e no terceiro o esticam apontando para o número com os dedos.
– Grito: Ao esticar o punho com os dedos deve-se gritar um número, entre 2 e 10, no dialeto. * Contagem: Você ganha um ponto toda vez que adivinhar a soma de dedos das duas mãos – GRITANDO “MORA”.
*Propósito: Atingir a pontuação decidida no início do jogo (geralmente próximo à 18).
A mora cantada já é pouco usada, mas ainda lembrada:
Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
*Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
joga os dedos Grita o número
*Taola retaola (cantando e batendo a mão em sincronia na mesa)
*joga os dedos * Grita o número
*Se ganha grita “mora”
Se ganha: *Taola retaola – ho fato il punto in taola.
Se perde: *Taola retaola – ho perso il punto in taola.
“Quando criança sempre se acompanhava os pais e tios no salão da comunidade aos domingos. Lá era comum se jogar a mora, bisca e bocha. Com as constantes atividades culturais do Circolo Trentino, a mora surgiu como principal jogo do imigrante. Em 2019 e 2020 foram realizadas oficinas de Mora no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. Para 2021 esperamos realizar alguns encontros para se jogar a mora”, se recorda e projeta atividades para a difusão do Jogo da Mora, Sandro Giordani.
A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: Divulgação/SECUL/7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes