No último sábado, dia 10 de agosto, Cotiporã pôde conferir o documentário “Racconti di due Mondi” (O Conto de dois Mundos), desenvolvido pelos pesquisadores italianos Giorgia Miazzo Cavinato e Gianluca Parise.
Os estudos sobre o dialeto tálian foram desenvolvidos durante mais de 10 anos, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em comunidades povoadas por descendentes de imigrantes italianos. No Rio Grande do Sul, boa parte da pesquisa foi realizada nas cidades da serra gaúcha, onde o dialeto é predominante e, em Cotiporã, Giorgia e Gianluca estiveram conversando com mais de 10 famílias e contaram com o auxílio da cotiporanense Ângela Scarton Taffarel.
O documentário ainda apresenta os diferentes dialetos provenientes da língua italiana, histórias, curiosidades e demais informações da imigração italiana no sul do Brasil. A apresentação foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença de secretários municipais, representantes de entidades e povo em geral.
A Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel agradeceu e parabenizou Giorgia e Gianluca pelo belíssimo e importante estudo realizado e afirmou ser uma honra para Cotiporã ter feito parte do documentário.
O Centro Cultural de Cotiporã adquiriu os livros escritos por Giorgia, os quais se encontram disponíveis na Secretaria de Turismo e Cultura.
Fonte e foto: Município de Cotiporã
Atuação da PGE-RS garante economia de quase R$ 2,5 bilhões aos cofres do Estado
Diocese de Caxias do Sul disponibiliza os episódios da série documental dos 90 anos em arquivo único
Dom José Gislon – Amar e partilhar a vida