APLICATIVO HEMOCENTRO

Doação de sangue geralmente diminui com a chegada do frio no Hemocs

A estação mais fria do ano, geralmente, está acompanhada de uma redução no número de doadores de sangue no Hemocentro regional, que fica em Caxias do Sul. O registro de doenças respiratórias e o uso de medicamentos acabam sendo desencadeadores desta diminuição. Até o momento, o estoque ainda é considerado normal no local.

As informações são da assistente social, que trabalha na captação de doadores, Ana Paula Rombaldi. Conforme ela, há sempre uma atenção a esse período, com coletas sendo realizadas fora de Caxias do Sul, com o auxílio da unidade móvel. As doações são destinadas a pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Qualquer pessoa que internar pelo SUS e precisar de sangue , o Hemocentro é que atende. Então por isso, as pessoas da região nordeste que utilizarem o SUS, elas devem fazer a doação aqui no Hemocs”, explica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h e nos sábados, das 8h ao meio-dia. Conforme Ana Paula, se for um grupo maior, é importante o agendamento.Podem doar pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos e que estejam bem de saúde.

Alguns impedimentos para a doação
Hepatite após os 11 anos de idade
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
Uso de drogas ilícitas injetáveis

Com informações INCA e Portal Brasil
Foto Agência Brasil

error: Conteúdo Protegido