Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. No dia 29 de setembro, ocorre na Rua Coberta uma mobilização a cerca do tema, das 14h às 19h, tendo a participação de algumas pessoas transplantadas e famílias doadoras.
O evento é promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Tacchini, em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras e Profissionais Liberais e Coordenadoria da Mulher, e contará com mateada, distribuição de pipoca e algodão doce, apresentação de espetáculo teatral e show com banda local.
Além disso, de 24 e 29 de setembro, a Comissão também promove a Semana de Doação de Órgãos. A intenção é mostrar à população a importância de ser um doador e explicar como as pessoas devem proceder para ter seu pedido atendido.
Seja um doador
Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.
Há dois tipos de doador. O primeiro é o doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concordo com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.
O segundo tipo é o doador falecido. São paciente com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS