Desde abril de 2017, o Hospital Tacchini faz parte do projeto Parto Adequado, uma iniciativa mundial que visa o estímulo ao parto vaginal resgatando a importância da fisiologia no processo do trabalho de parto, com humanização, segurança e respeito ao binômio mãe-bebê. Para isso, o Centro Obstétrico da instituição vem ampliando os diferenciais disponíveis em sua estrutura.
Equipe
Durante o trabalho de parto, a gestante conta com a assistência de uma equipe multiprofissional, incluindo médico obstetra, anestesista, pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista. Para o atendimento ao recém-nascido, atualmente o Hospital realizou uma adequação nas escalas médicas, contando com um pediatra com especialização em neonatalogia exclusivo para o atendimento em sala de parto.
Humanização
Na instituição a preocupação com a humanização é refletida em ações que contribuem diariamente para um melhor atendimento à saúde da gestante e do bebê, com a presença de acompanhante, banho terapêutico e exercícios e técnicas para aliviar a dor. Também é incentivada e apoiada a prática do aleitamento materno exclusivo. O atendimento da mãe e do bebê acontece simultaneamente no mesmo espaço físico, possibilitando e estimulando o vínculo nesse momento tão importante.
Toda a equipe da assistência preza o protagonismo da paciente no momento do nascimento, seguindo as expectativas descritas no plano de parto. Esse documento é elaborado previamente pela gestante. Nele fica registrado o que ela deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao seu trabalho de parto, parto e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato).
Curso de gestantes
Para amenizar este período de ansiedade que acompanha a espera pelo bebê, o Hospital Tacchini oferece mensalmente de forma gratuita o Curso de Gestantes, em que futuros casais são preparados para receber com tranquilidade a criança que está para chegar. O curso é ministrado pela equipe do processo materno infantil, com encontros com profissionais da enfermagem, pediatras e nutricionistas.
Manejo da dor
Esse serviço é composto por um conjunto de técnicas corporais não invasivas, que podem incluir práticas físicas e de relaxamento, voltadas à promoção da saúde. Essas terapias complementares oferecem conforto, contribuindo para que a gestante encontre novas formas de equilíbrio físico e mental, minimizando a ansiedade, a dor e o cansaço na maioria dos casos.
As terapias são aliadas importantes para as gestantes, contribuindo para uma melhor preparação do corpo e da mente durante a gestação e processo de nascimento. Entre as disponíveis para utilização pelas gestantes, é possível citar a analgesia do parto, a aromaterapia, a cromoterapia, a imersão e aspersão em água, massagens, exercícios respiratórios, musicoterapia, exercícios de relaxamento, deambulação, mobilidade materna e posições, bola suíça e bola tipo feijão.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves