Integrantes da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) participaram, em abril, do 10º Congresso da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul). Na oportunidade os diretores do SEC-BG Gilson Faccin, Justino Natal Conte, Neiva de Lima Masieiro, Mauri Chaves Escobar e Terezinha Mikolaiczika estiveram como delegados aptos a votar.
Ainda durante o Congresso, que durou três dias, foram debatidos temas de grande importância, como a crise mundial do capitalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora, resistência democrática e a luta na defesa da manutenção dos direitos sociais e trabalhistas. Outros temas em destaque versaram acerca das dívidas do Estado e da União, suas interferências e impactos nas políticas e na atividade econômica. Entraram também na pauta assuntos como estratégias para garantir o descanso aos domingos e feriados, dissídios coletivos (a Súmula Vinculante 277 e seus reflexos nas negociações coletivas), os impactos dos grandes grupos econômicos e as mudanças no setor do comércio.
Conforme o diretor do SEC-BG Gilson Faccin, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado. “Tivemos a chance de nos manifestar em relação aos assuntos debatidos e escolhidos na hora das atividades em grupos. Conhecemos outros pontos de vista, outras opiniões e a realidade de outros municípios”, enfatiza.
A diretora Neiva de Lima Masieiro ficou bastante satisfeita com a escolha dos temas. “A crise mundial, a luta na defesa dos direitos dos trabalhadores, a inclusão dos jovens no movimento sindical e a luta pelo fortalecimento do SUS foram assuntos amplamente debatidos. Sabemos que as desigualdades ainda persistem, como também a pressão pelo atingimento de metas, a dupla jornada, enfim, estes e outros pontos que pudemos não somente debater, mas também ouvir o posicionamento de colegas a respeito deles”, diz.
Já para o diretor Justino Natal Conte, a participação no Congresso foi uma excelente oportunidade de aprimorar conhecimentos, conviver com outras pessoas, entender outros pontos de vista. “O momento que mais me marcou foi a palestra com o Dieese, em que pudemos ter um panorama real do momento econômico que estamos vivenciando. Além disso, o trabalho em grupo, em que debatemos o tema “saúde pública” foi um momento para vermos que existem sim muitos problemas, mas que nosso Estado ainda se mantém muito melhor do que outras realidades”, finaliza.
Os grupos debateram a participação das mulheres e a luta pela igualdade de gêneros, a participação da juventude no movimento sindical, a luta pelo fortalecimento do SUS e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a regulação democrática, o direito social na mídia brasileira e os desafios da comunicação sindical.
O congresso reuniu mais de 270 delegados, oriundos de todas as partes do estado, sendo este, o maior já realizado pela Fecosul. A nova diretoria toma posse em meados deste ano.
Fonte: Reflexo Comunicação
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21