Diretora de Escola de Bento Gonçalves fará intercâmbio de gestão nos EUA

De 8 a 24 de novembro, a professora Tânia Ducatti Sasso, diretora da Escola Estadual Anselmo Luigi Piccoli, de Bento Gonçalves, participa de um intercâmbio nos Estados Unidos. A viagem foi conquistada através do Prêmio Gestão Escolar 2015, promovido pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O estabelecimento de ensino foi reconhecido como destaque regional no Prêmio, superando escolas de Santa Catarina e Paraná. Foi eleita, com isso, uma das cinco escolas públicas do país com melhores práticas de gestão.
“A Escola Anselmo é um espaço de múltiplas possibilidades, e é dessa forma que vemos o nosso trabalho. O prêmio é um momento de reconhecimento e significa a concretização de muitos projetos. Com a viagem, teremos a oportunidade de conhecer o sistema educacional norte-americano e, humildemente, também mostrar um pouco do nosso trabalho, que precisa ser valorizado não apenas no nosso espaço escolar”, afirma a diretora.

Uma das principais causas para o bom desempenho da Escola Anselmo, segundo a direção e professores, é o projeto de monitoramento e acompanhamento escolar. O objetivo é comprometer os estudantes e pais a participarem da rotina escolar.

“Temos toda uma dinâmica de registro e acompanhamento, junto aos pais, nos casos em que o aluno não apresenta o estudo esperado. É uma comunidade que se movimenta conjunta em benefício do aluno”, explica a professora de língua portuguesa Maria Ângela Fantin.

“Os professores se importam com o nosso desempenho, por isso tenho certeza que esta escola faz a diferença na minha vida”, completa Laís Lorenzini Barbieri, aluna do 6º ano.

Tempo Integral
Este ano, a escola também passou a ofertar Ensino em Tempo Integral para 129 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“O tempo integral veio alegrar a Escola Anselmo. Temos componentes curriculares diferenciados, como leitura e produção textual, experiências matemáticas, teatro, música, dança, esportes, saúde, meio ambiente, centro de línguas e artes”, elenca a diretora, que destaca ainda:

“Todo esse planejamento estratégico não surtiria efeito se não houvesse a devida parceria com as famílias”.

Em todo o Estado, o número de escolas funcionando em Tempo Integral saltou de 46, em 2015, para 104, neste ano. O número de estudantes atendidos cresceu de 9,9 mil para 20,5 mil.

O Prêmio Gestão Escolar
Concebido em 1998, com a primeira premiação em 1999, o Prêmio Gestão Escolar ganha, a cada ano, reconhecimento da comunidade educacional brasileira.

Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares são promovidas ações de formação para os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.

Fonte: Seduc-RS

error: Conteúdo Protegido