Um dos grandes desafios no futebol, além da conquista de títulos, consiste em desenvolver um projeto voltado para a formação de jogadores, algo que ocorre na base, em suas mais diversas categorias. O Clube Esportivo, há algum tempo, iniciou o processo – que poucos clubes no interior gaúcho possuem – e que pode trazer benefícios para o time principal e também na parte financeira.
O resultado do trabalho começa a parecer. Vários garotos compuseram o time que participou da conquista do título do interior, em 2020; do Campeonato Gaúcho deste ano e, agora, na disputa da Série D, do Campeonato Brasileiro, inclusive iniciando ou entrando no decorrer dos jogos. Além disso, em torneios de base, o Esportivo vem ganhando destaque no cenário regional e estadual.
No último final de semana, o Sub-17 foi vice-campeão da Copa Água da Pedra, em campanha que terminou invicta. Pela mesma competição, o Sub-20, entrará em campo no sábado, 17, em Porto Alegre, para a disputa da semifinal e caso vença o Rey Sol, no dia seguinte, estará na decisão contra o Sport Clube Jaú ou Esporte Clube Cruzeiro.
Entendendo o grande momento da base, a direção Alviazul projeta uma evolução neste trabalho. Por isso, para os próximos meses, o clube buscará reforçar os trabalhos para a formação de atletas, para que novos nomes possam fazer parte do elenco profissional no curto e a médio prazo. É o que revela a nota da direção de futebol, assinada pelo presidente, Laudir Miguel Piccoli.
“Nós, como diretoria do Clube Esportivo, ressaltamos a importância que damos para as categorias de base. Tanto que, vamos reforçar os trabalhos direcionados para a formação de atletas e esperamos para em um curto espaço de tempo, termos mais garotos da base a disposição do elenco profissional. O mais importante no futebol não é apenas ser campeão, e, sim, formar atletas que possam servir o elenco de cima. Se for com títulos, melhor, mas o fundamental nesse processo é que haja uma evolução dos jogadores e dos profissionais envolvidos neste trabalho. O Esportivo está feliz e orgulhoso de todos que buscam melhorar o clube intensamente”.
Outro ponto de investimento da diretoria são os novos vestiários para as categorias de base e a implementação de um software de gestão (Beatscode).
Texto: Guilherme Kalsing / Exata Comunicação
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana