Diocese de Caxias inicia ciclo formativo para a inclusão de catequizandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Comissão de Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Diocese de Caxias do Sul deu um importante passo para a caminhada da inclusão de catequizandos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No sábado, 27 de julho, 140 catequistas estiveram reunidos no plenário do Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) e outros participantes pela plataforma Zoom e pela transmissão ao vivo pelo YouTube para o primeiro encontro de um ciclo formativo que a coordenação de catequese da Diocese de Caxias está propondo. O coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e a coordenadora de IVC, Margareth Bedin Menegat, acolheram a todos e ressaltaram o interesse e o grande número de inscritos.

A atividade foi conduzida pela fonaudióloga Franciele Michelon, especialista em atender crianças que apresentam o TEA, com a participação remota da neuropediatra Fabiana Eloisa Mugnol e a colaboração da psicopedagoga Morgana Giazzon Pistorello. O texto bíblico motivador para o início do ciclo de formação é a parábola do Grão de Mostarda, em que a semente é lançada na terra e cada catequista é multiplicador deste processo, para alcançar comunidades e famílias dos quatro cantos da Diocese de Caxias do Sul.

Durante o primeiro encontro, as convidadas falaram sobre o que, de fato, é o Transtorno do Espectro Autista e refletiram sobre a importância da inclusão em todos os ambientes, sendo um deles no meio eclesial também por meio da catequese, bem como o diálogo necessário sobre o autismo na sociedade. Neste sentido, os participantes foram convidados a ouvir o testemunho de Raquel Ely, que é presidente do Instituto UniTEA e mãe de uma menina de 12 anos, com autismo.

Nos próximos dias será divulgada a nova data para o segundo encontro que irá abordar as técnicas de manejo comportalmental com crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Ao final da primeira atividade ficou como tarefa de casa para os catequistas poderem apontar exemplos e dúvidas do cotidiano do caminho da Iniciação à Vida Cristã, para que as assessoras possam ajudar a dar encaminhamentos para situações do dia a dia da catequese.

Logo no início da matéria é possível ter acesso ao vídeo com a transmissão completa do encontro e, ao final deste texto, aos slides em PDF.

Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul

PG

error: Conteúdo Protegido