Após sete anos, encontro da juventude católica do estado volta a ser realizado em parceria com o Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3 da CNBB; evento será realizado no dia 15 de novembro, em Caxias do Sul
Os jovens católicos do Rio Grande do Sul se preparam para viver mais um momento de comunhão e celebração do projeto de evangelização no estado por meio do Bote Fé. Após sete anos, o evento volta a ser realizado, desta vez, com sede na Diocese de Caxias do Sul, na cidade de mesmo nome. O grande encontro das juventudes está marcado para o dia 15 de novembro e o público será acolhido no Parque do SESI – Centro Esportivo Jacintho Maria de Godoy.
A 4º edição do Bote Fé irá celebrar a vigência e os frutos do plano de evangelização das juventudes intitulado “Vim Matear Contigo”; também irá marcar a realização do Congresso Vocacional na sua etapa estadual promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 3 da CNBB; recordará o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco, que segue até o fim de 2025 e celebrará os 15 anos do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, conhecido como Eaí?Tchê.
O evento contará com uma longa programação de cerca de 12 horas, que terá início às 10h com acolhida às delegações, seguida de oficinas e catequeses, apresentação de bandas, Celebração Eucarística, adoração ao Santíssimo Sacramento, feira vocacional e show nacional. Neste ano, o Bote Fé tem por objetivo despertar os jovens para o caminho vocacional aproximando-os do SAV, compartilhando testemunhos de sacerdotes, religiosos e religiosas, famílias e leigos; e ainda vivenciar o Jubileu 2025, de modo a reanimar e renovar a esperança das expressões juvenis ainda fragilizadas pela pandemia e enchentes do ano passado, também do mundo ameaçado por guerras, crise climática, injustiças e violências.
Segundo o padre Eliseu Oliveira, referencial do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, o Bote Fé busca ser um propulsor da vivência da fé e da unidade entre a juventude gaúcha: “A retomada desse Bote Fé é um momento de expressarmos nossa fé, nossa comunhão, nossa acolhida ao Papa Leão XIV e mostrar que a juventude no Rio Grande do Sul está viva, está confiante e que somos missionários deste Reino que Jesus Cristo nos anunciou.”
O encontro ocorrerá com inscrição prévia, pois terá vagas limitadas, em virtude do espaço disponível para acomodar os participantes com qualidade e segurança durante o evento. As inscrições poderão ser feitas a partir do mês de junho via plataforma online que será divulgada pela organização. Informações detalhadas sobre a programação, atrações, logística do evento, comercialização de camisetas personalizadas do Bote Fé serão divulgadas nas próximas semanas via site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, nas mídias sociais do Eaí?Tchê e do Serviço de Animação Vocacional do Rio Grande do Sul e nos perfis dos Setores Juventude das Arqui/Dioceses gaúchas.
Uma preparação que virou tradição
O primeiro Bote Fé foi um conjunto de ações que congregaram a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora em novembro de 2012. O evento realizado na cidade de Santa Maria reuniu mais de 40 mil jovens e tinha como ponto central a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013.
Após a primeira edição, os jovens católicos do Rio Grande do Sul adotaram o Bote Fé como o grande encontro da juventude gaúcha que busca celebrar o processo de evangelização percorrido em determinado período. Além da integração e celebração entre os jovens, o Bote Fé é um espaço de formação, vivência da fé e anúncio de Cristo.
O segundo evento ocorreu em Porto Alegre, no dia 1º de novembro de 2015, reunindo mais de 15 mil jovens. A terceira edição foi realizada em Parobé – Diocese de Novo Hamburgo -, no dia 24 de novembro 2018, reunindo mais de 11 mil jovens.
O evento que foi organizado em 2012 com o objetivo específico de preparar a JMJ, virou tradição e passou a ser o ponto de encontro, integração, celebração das juventudes gaúchas que partilham a mesma caminhada, desafios e alegrias da missão de evangelizar por todos os cantos do Rio Grande do Sul.
Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
PG
ANEA promove Sessão de Cinema Italiano em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul
Santuário de Caravaggio viverá noite de fé com Terço Luminoso na 146ª Romaria, em Farroupilha
Pasin cobra Sulgás e Corsan por cortes e baixa qualidade nos serviços