Diocese de Caxias do Sul vai receber a 4ª edição do Bote Fé, encontro da juventude católica do RS

Após sete anos, encontro da juventude católica do estado volta a ser realizado em parceria com o Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3 da CNBB; evento será realizado no dia 15 de novembro, em Caxias do Sul
 
Os jovens católicos do Rio Grande do Sul se preparam para viver mais um momento de comunhão e celebração do projeto de evangelização no estado por meio do Bote Fé. Após sete anos, o evento volta a ser realizado, desta vez, com sede na Diocese de Caxias do Sul, na cidade de mesmo nome. O grande encontro das juventudes está marcado para o dia 15 de novembro e o público será acolhido no Parque do SESI – Centro Esportivo Jacintho Maria de Godoy.
A 4º edição do Bote Fé irá celebrar a vigência e os frutos do plano de evangelização das juventudes intitulado “Vim Matear Contigo”; também irá marcar a realização do Congresso Vocacional na sua etapa estadual promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 3 da CNBB; recordará o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco, que segue até o fim de 2025 e celebrará os 15 anos do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, conhecido como Eaí?Tchê.
O evento contará com uma longa programação de cerca de 12 horas, que terá início às 10h com acolhida às delegações, seguida de oficinas e catequeses, apresentação de bandas, Celebração Eucarística, adoração ao Santíssimo Sacramento, feira vocacional e show nacional. Neste ano, o Bote Fé tem por objetivo despertar os jovens para o caminho vocacional aproximando-os do SAV, compartilhando testemunhos de sacerdotes, religiosos e religiosas, famílias e leigos; e ainda vivenciar o Jubileu 2025, de modo a reanimar e renovar a esperança das expressões juvenis ainda fragilizadas pela pandemia e enchentes do ano passado, também do mundo ameaçado por guerras, crise climática, injustiças e violências.
Segundo o padre Eliseu Oliveira, referencial do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, o Bote Fé busca ser um propulsor da vivência da fé e da unidade entre a juventude gaúcha: “A retomada desse Bote Fé é um momento de expressarmos nossa fé, nossa comunhão, nossa acolhida ao Papa Leão XIV e mostrar que a juventude no Rio Grande do Sul está viva, está confiante e que somos missionários deste Reino que Jesus Cristo nos anunciou.”
O encontro ocorrerá com inscrição prévia, pois terá vagas limitadas, em virtude do espaço disponível para acomodar os participantes com qualidade e segurança durante o evento. As inscrições poderão ser feitas a partir do mês de junho via plataforma online que será divulgada pela organização. Informações detalhadas sobre a programação, atrações, logística do evento, comercialização de camisetas personalizadas do Bote Fé serão divulgadas nas próximas semanas via site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, nas mídias sociais do Eaí?Tchê e do Serviço de Animação Vocacional do Rio Grande do Sul e nos perfis dos Setores Juventude das Arqui/Dioceses gaúchas.
Uma preparação que virou tradição
O primeiro Bote Fé foi um conjunto de ações que congregaram a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora em novembro de 2012. O evento realizado na cidade de Santa Maria reuniu mais de 40 mil jovens e tinha como ponto central a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013.
Após a primeira edição, os jovens católicos do Rio Grande do Sul adotaram o Bote Fé como o grande encontro da juventude gaúcha que busca celebrar o processo de evangelização percorrido em determinado período. Além da integração e celebração entre os jovens, o Bote Fé é um espaço de formação, vivência da fé e anúncio de Cristo.
O segundo evento ocorreu em Porto Alegre, no dia 1º de novembro de 2015, reunindo mais de 15 mil jovens. A terceira edição foi realizada em Parobé – Diocese de Novo Hamburgo -, no dia 24 de novembro 2018, reunindo mais de 11 mil jovens.
O evento que foi organizado em 2012 com o objetivo específico de preparar a JMJ, virou tradição e passou a ser o ponto de encontro, integração, celebração das juventudes gaúchas que partilham a mesma caminhada, desafios e alegrias da missão de evangelizar por todos os cantos do Rio Grande do Sul.
Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
PG
error: Conteúdo Protegido