A programação contemplou reflexões profundas, dinâmicas em grupo, testemunhos, peregrinação à Catedral Diocesana Santa Teresa, celebrações eucarísticas e um clima de verdadeira comunhão e renovação da missão.
Entre os dias 24 e 27 de julho, a Diocese de Caxias do Sul acolheu com alegria e espírito fraterno mais de 200 jovens no XI Seminário Nacional de Emaús, evento que reuniu jovens e adultos engajados no Movimento de Emaús de diversas regiões do Brasil. Depois de nove anos sem ocorrer devido à pandemia, o Seminário, que normalmente ocorre a cada 4 anos, voltou a ser realizado, desta vez tendo como casa o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Caxias do Sul.
Com o tema “Emaús: Peregrinos de Esperança” e o lema “A esperança não engana” (Rm 5,5), os dias de encontro foram marcados por momentos de oração, formação, partilha, celebração e convivência. A programação contemplou reflexões profundas, dinâmicas em grupo, testemunhos, peregrinação à Catedral Diocesana Santa Teresa, celebrações eucarísticas e um clima de verdadeira comunhão e renovação da missão.
O Seminário contou com a presença de Dom Júlio César Moreira, presidente do Conselho Nacional de Emaús, que conduziu uma das reflexões centrais e também esteve à frente da catequese na Igreja São Pelegrino, antes da peregrinação até a Catedral. Estiveram presentes ainda o diretor espiritual do Secretariado Nacional de Emaús, padre Ignácio Pilz, o assessor do diretor espiritual, padre Welder de Carvalho Silva, o casal-presidente nacional, André e Lisete Dameda, além do casal vice-presidente, Vandrigo e Fabiana Kohler.
O clima que se formou ao longo dos dias foi de profundo reencontro com a essência do movimento: levar jovens a reconhecerem a presença viva de Jesus em suas vidas, especialmente na partilha, na escuta e na missão.
Durante o painel testemunhal, participantes partilharam suas experiências de caminhada no movimento, ressaltando os frutos gerados pelos cursos e pelas vivências de grupo nas suas dioceses. À noite, dinâmicas como a “Gerações de Esperança” e momentos de confraternização reforçaram a riqueza do encontro entre pessoas de diferentes idades, histórias e regiões do país.
Na noite de sábado, a confraternização teve um toque especial da cultura local, levando ao Emaús de todo o Brasil um pouco da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Apresentações do Grupo Girotondo, das embaixatrizes da Festa Nacional da Uva 2026 e do CTG Ginetes da Tradição emocionaram e encantaram os participantes com música, dança e tradições regionais.
O encerramento, no domingo, foi marcado pela celebração da Santa Missa do 17º Domingo do Tempo Comum e por um forte sentimento de gratidão. A equipe organizadora local, com o apoio do Secretariado Nacional, foi calorosamente agradecida e homenageada por todos os presentes.
O XI Seminário Nacional de Emaús foi, mais do que um evento, uma experiência de fé que renovou corações e reafirmou a missão de evangelizar com alegria, proximidade e esperança.
Fonte Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
Fotos: Maurício Poletto Deon
Estado cria núcleo multidisciplinar de combate à pedofilia e ao abuso infantojuvenil no Instituto Geral de Perícias
Hospital Geral anuncia reformas estruturais e modernização de equipamentos
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi lançam programação do Agosto Lilás