Diocese de Caxias do Sul reúne coordenadoras paroquiais de Catequese para formação e planejamento

Mais de 100 pessoas das paróquias de todas as Regiões de Pastoral se fizeram presentes; o primeiro momento foi dedicado ao itinerário de formação do discípulo missionário de Jesus e, como passo final, da missão, as linhas de ação para o ano

O plenário do Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) ficou lotado, na manhã deste sábado, 1º de abril, para o encontro de coordenadoras e coordenadores de Catequese da Diocese de Caxias do Sul. A atividade, que reuniu representantes das paróquias das sete Regiões de Pastoral da Diocese, iniciou com a oração baseada no lema do Ano Vocacional do Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho”, (cf. Lc 24,32-33), e seguiu com momento de formação e planejamento de ações para o ano de 2023.

Conduzido pelo coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, com a participação da religiosa scalabriniana, irmã Neli Basso, o momento levou em conta o itinerário de formação do discípulo missionário de Jesus Cristo. Foram tratados os cinco aspectos do processo: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão. Cada uma das dimensões foi dinamizada a partir de perguntas e de um exercício prático individual de reflexão e registro dos fatos que marcam a vida e a caminhada cristã de quem coordena a Catequese.

Na sequência, como parte do último passo do itinerário, isto é, a “missão”, foram apresentadas as linhas de ação para o processo catequético de formação e organização da comunhão diocesana para o ano de 2023. O coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, seminarista Luciano Dalmolin, explanou o projeto produzido pela equipe de comunicação do Ano Vocacional e pela Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã: os encontros catequéticos do Ano Vocacional para serem trabalhados nas semanas de 23 a 29 de abril e de 30 de abril a 06 de maio, sendo o final de semana dos dias 29 e 30 de abril o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Além disso, Luciano apresentou a proposta diocesana das camisetas para os sacramentos da Eucaristia e da Crisma, em comunhão com o Ano Vocacional do Brasil.

Logo depois, o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha, explanou o projeto “No caminho da Catequese”, lançado durante o encontro. O ciclo de atividades tem como objetivo principal escutar todos os entes envolvidos no processo de Iniciação à Vida Cristã na Diocese, isto é, padres, coordenadores, catequistas, famílias e catequizandos, sobre a realidade da Catequese nas 74 paróquias e, com isso, obter subsídios para a elaboração das novas diretrizes diocesanas da Iniciação à Vida Cristã, bem como o planejamento que levará à instituição do Ministério de Catequista, a partir de 2024.

O projeto “No caminho da Catequese” contará com diversos projetos: além dos encontros catequéticos com a linguagem do Ano Vocacional e das camisetas para os sacramentos em sinal de unidade diocesana, durante o encontro de coordenadoras foi lançado o Censo Catequético, isto é, a modalidade que será desenvolvida para a escuta da realidade da Catequese. O trabalho será feito por meio de formulários para cada um dos públicos-alvo, que já estão disponíveis no hotsite da Iniciação à Vida Cristã, no site da Diocese. O preenchimento dos formulários será realizado entre os meses de abril e junho e, no mês de julho, a Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã irá tabular os dados e iniciar o trabalho com vistas às novas diretrizes.

Ainda fazem parte do projeto “No caminho da Catequese” a Escola Catequética, que será realizada de forma virtual, organizada pela Diocese, com operação presencial nas paróquias, tendo em vista a formação permanente dos catequistas e, posteriormente, observados os critérios e orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Santa Sé, a instituição do Ministério de Catequista.

Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul

error: Conteúdo Protegido