O Centro de Convenções de João Pessoa, acolhe o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O Muticom é promovido pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Arquidiocese da Paraíba, com o apoio da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil). O evento, com o tema: “Comunicar para a cultura do encontro”, iniciou na tarde de quinta-feira, 13 de julho, e seguiu até o domingo, 16, com conferências e debates.
Foram 400 participantes de forma presencial e 70 conectados remotamente. São 12 assessores e conferencistas e mais 118 membros das equipes de serviço. O Muticom 2023, ao abordar a cultura do encontro, tão falada e propagada pelo Papa Francisco, ajuda os comunicadores a perceberem que essa dimensão precisa ser assimilada, vivenciada e explorada na Igreja e, com atenção especial, na comunicação eclesial.
A Diocese de Caxias do Sul é representada pelo assessor de comunicação e coordenador da Pastoral da Comunicação, Felipe Padilha. O jornalista faz parte da delegação do Regional Sul 3 no evento, que conta com a participação de seis pessoas, e, dentre elas a participação do referencial para a comunicação no Rio Grande do Sul e bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro.
Na manhã da quinta-feira, 13 de julho, Felipe participou, junto à coordenação da Pascom do Regional Sul 3, da reunião da coordenação da Pascom Brasil, com representantes dos regionais da CNBB. O jornalista tem a função de secretário junto à Pastoral da Comunicação no Rio Grande do Sul e, na Pastoral da Comunicação de âmbito nacional, coordena o subgrupo de redes sociais do Grupo de Trabalho (GT) de Produção.
Programação do evento
Na quinta-feira, 13 de julho, a solenidade de abertura contou com a presença de autoridades civis e acadêmicas, além do arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson, e do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e bispo diocesano de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro, além do coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius.
Após a oração inicial aconteceu a palestra magna, com o tema: “Comunicar para a cultura do encontro”, com a presença virtual do biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh. Ele ressaltou o perfil reformador de Francisco, bem como os desafios da sinodalidade proposto pelo líder da Igreja Católica.
O segundo dia do evento iniciou com a celebração da Eucaristia, presidida por dom Manoel Delson, seguida de celebração penitencial. A primeira conferência da sexta-feira, 14 de julho, teve a temática: “Rumo à Presença Plena: a cultura do encontro no ambiente virtual”, com a assessoria de dom Valdir José de Castro. “Qual é o nosso estilo de nos apresentarmos nas redes sociais? Nós, cristãos, somos chamados a ter o nosso estilo próprio de agir também nas redes, inspirado em Jesus e nos valores do Evangelho, valores que nos levam à cultura do encontro”, salientou o presidente do colegiado.
Logo depois, um painel refletiu os resultados de uma pesquisa que retrata os influenciadores digitais, a partir de seus desafios e perspectivas. Os pesquisadores Fernanda Medeiros, Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza e Vinicius Borges fizeram o paralelo entre a realidade dos profissionais que atuam nas redes sociais e os influenciadores da fé.
A tarde da sexta-feira seguiu com o debate realizado em seminários. Entre os assuntos abordados de forma segmentada estão: comunicação e mobilização social, cultura do encontro e povos originários, literacia midiática e cidadania, catequese digital, algor ética e inteligência artificial. A edição atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançada em maio de 2023, também ganha espaço nestas oficinas.
O sábado, 15 de julho, tem outras duas conferências: “amizade social na era da informação”, com a jornalista e vaticanista Mirticeli Medeiros e “ecologia integral e cultura do bem viver”, por Márcia Maria Oliveira. A tarde do sábado segue com o debate segmentado pelos seminários com as mesmas temáticas da sexta-feira.
No final da tarde do sábado, no Centro de Convenções, será celebrada a Missa de Encerramento. Durante a celebração da Eucaristia acontece o anúncio da cidade-sede do 14º Muticom, que acontecerá em 2025. A manhã de domingo, dia 16, será dedicada ao conhecimento das igrejas históricas da capital paraibana.
Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor