A segunda-feira, 02 de outubro, foi de encontro dos referenciais (arqui) diocesanos da Pastoral da Educação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atividade, na cidade de Santa Maria, contou com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul e referencial para a educação e cultura no Regional, Dom José Gislon, coordenadora do setor Ensino Religioso no RS, Moema Rodrigues Muricy, do referencial diocesano da Pastoral da Educação e candidato ao diaconado permanente da Escola Diaconal São Filipe, professor Marco Antônio Gonçalves, e sua esposa Silvia Teresinha.
Com a assessoria do padre Vitor Hugo Mendes, da Diocese de Bagé, o encontro refletiu refletiu-se sobre o clima sinodal que as assessorias pastorais são desafiadas a alargar as práticas educativas. Com o pensamento do Papa Francisco, conduziu suas reflexões a partir do contexto atual de crises e mudanças. Pontuou a inserção e contribuição naquilo que não tem rosto hoje, a resposta pastoral e o método pedagógico do Papa Francisco: opção franciscana do Papa jesuíta que veio do fim do mundo, ao nos resgatar e redescobrir a integralidade da vida, reconstruindo um pacto educativo global.
Após levantar as proposições de trabalho nas províncias eclesiásticas, houve o compromisso de assumir duas prioridades para o próximo quadriênio:
- 1. Trabalhar o pacto educativo global assumindo a sinodalidade como prática pedagógica da Pastoral da Educação.
- 2. A formação de professores ( conteúdos, metodologia, espiritualidade,…).
O próximo encontro presencial dos Referenciais do Regional Sul 3 ocorrerá nos dias 10 e 11 de março, na Diocese de Caxias do Sul.
Com informações do professor Marco Antônio Gonçalves, da Pastoral da Educação
Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor