Organizado pela Diocese de Umuarama, no Paraná, o evento será realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Antônio Prado, com a temática voltada à preservação e ao restauro
A Diocese de Caxias do Sul irá sediar, entre os dias 19 a 23 de agosto de 2024, a VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra. Realizada de forma pioneira pela Diocese de Umuarama, do estado do Paraná, a atividade é organizada pela equipe paranaense. O evento é itinerante e foi realizado também em Aparecida (SP), em Londrina (PR) e, neste ano, irá movimentar a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Antônio Prado.
O tema da VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra: “A Arquitetura e a Arte litúrgica a serviço da Beleza e da Fé: planejar, reformar e restaurar”, faz voltar o olhar para a importância do processo no cuidado com o espaço litúrgico e patrimônio eclesial. O evento é destinado aos profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros das comissões de arquitetura e arte sacra e dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração (CPEAs), Pastorais da Comunicação (Pascom), leigos e técnicos: decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação, como também todos aqueles que, direta ou indiretamente estejam envolvidos em construções, reformas e restaurações das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.
A VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra convida à reflexão da Teologia da presença do Deus extremamente verdadeiro, bom e belo. O centro de comunhão, o qual está no coração da autoconsciência da Igreja, onde o planejar, reformar e restaurar estão a serviço da beleza e da fé. A singularidade da arquitetura sacra é uma maneira de aprofundar, no exercício do planejamento, o ser e o existir da Igreja que caminha no mundo contemporâneo.
O objetivo do evento é contribuir para que os espaços de celebração sejam reveladores do Mistério que se celebra, simbólicos, simples, inculturados, que favoreçam as celebrações litúrgicas e manifestam uma Igreja de comunhão e participação. É de extrema importância aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, a fim de que planejamentos e projetos de construções, reformas, adaptações e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados, respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônico, simbólico e funcional.
O encontro terá início na segunda-feira 19 de agosto de 2024, às 08h com o credenciamento, e será concluído sexta-feira, 23 de agosto, com o almoço. Entre os palestrantes confirmados está o especialista em arquitetura de Gaudí, o espanhol José Manuel Almuzara.
Inscrições podem ser feitas clicando em: https://site.diocesedeumuarama.org.br/vi-semana-de-arquitetura-e-arte-sacra/
Fonte: Felipe Michelon Padilha | Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves