O objetivo da ação é compilar os números para ter um panorama do trabalho da Igreja Católica voltado ao socorro das pessoas e famílias que têm fome; levantamento será apresentado na abertura da Campanha da Fraternidade 2023
A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul deu início nesta quarta-feira, 18 de janeiro, ao mapeamento da ação da Igreja Católica relacionada à arrecadação, coleta e distribuição de alimentos e cestas básicas nas 73 paróquias que compõem a Igreja Particular em 32 municípios da região. Em uma mensagem enviada aos padres e às paróquias junto do link para responder às questões, o coordenador, padre Leonardo Inácio Pereira salienta que a ação está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema será: “Fraternidade e Fome”.
O objetivo do mapeamento é compilar os números para ter um panorama do trabalho da Igreja Católica voltado ao socorro das pessoas e famílias que têm fome. O preenchimento deverá ser feito até o dia 05 de fevereiro e o levantamento será apresentado na abertura da Campanha da Fraternidade 2023, em 22 de fevereiro, durante coletiva de imprensa.Este será um espaço privilegiado, com a presença da imprensa da Serra Gaúcha, para divulgar, de forma oficial, dados da ação caritativa da Igreja, sobretudo no âmbito da alimentação.
Além dos números de toneladas de alimentos recebidas e doadas, do número de famílias mensalmente atendidas, o formulário eletrônico enviado às paróquias também busca saber se a Igreja, sobretudo nos municípios vizinhos a Caxias, mantém algum trabalho integrado ao poder público voltado à questão da segurança alimentar e distribuição de alimentos. O levantamento também busca levar em conta a existência de cadastros municipais das famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Fundação de Assistência Social (FAS), Secretaria de Assistência Social (SAS) e demais organismos assistenciais.
A Campanha da Fraternidade acontece na Igreja do Brasil desde1962, tendo seu ponto alto de reflexões e ações no período da Quaresma, que antecede a Páscoa. A CF 2023, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus. O lema escolhido é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Acesse os formulários preparados pela Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul
Para o período que antecede o tempo da Quaresma, a Diocese de Caxias do Sul está preparando diversas ações, sendo uma delas o encontro de capacitação e formação para lideranças, leigos, leigas, religiosos e padres em preparação à Campanha da Fraternidade.
Operação Varejo Legal vai concluir visitas a cinco mil estabelecimentos de 147 cidades gaúchas nos próximos dias
Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
Estado anuncia municípios contemplados pelo programa de desassoreamento nesta quarta-feira, dia 29